Jornal de Angola

Combinado angolano quer a terceira posição

NO GRUPO-C DA PROVA

- TERESA LUÍS|

Com os olhos postos no terceiro lugar do Grupo C, a Selecção Nacional feminina de andebol defronta hoje, às 15h45, no pavilhão Kristalna Dvorana, a Polónia, em partida pontuável para a terceira jornada do Campeonato do Mundo da modalidade, que decorre até ao dia 22, em Zrenjanin, Sérvia.

A selecção polaca, tecnicamen­te orientada por Kim Rasmussen, ocupa a 13ª posição do “ranking” da Federação Internacio­nal de Andebol (IHF), com 405 pontos. O grupo atravessa actualment­e um bom momento, razão pela qual afastaram da competição a Rússia, na disputa do apuramento.

Durante a fase de preparação, a equipa europeia realizou dois jogos amigáveis com a similar do Brasile venceu ambos. A Polónia, na primeira jornada do campeonato, protagoniz­ou a vitória mais estrondosa, ao ganhar ao Paraguai por 40-6, pelo que ambicionam somar pontos frente à selecção africana.

O conjunto angolano encontrase na 30ª posição, com 98 pontos. Apesar do processo de renovação, as campeãs africanas estão determinad­as a melhorar o oitavo lugar do último mundial.

Vivaldo Eduardo e pupilas, consciente­s do elevado grau de dificuldad­e do jogo, já têm montadas as estratégia­s para contrapor a ofensiva da equipa adversária, e assim somar mais dois pontos. A par de Angola, a Polónia pretende evitar o líder do Grupo D, na disputa dos oitavos-de-final. Feitas as apresentaç­ões, as duas selecções partilham o favoritism­o. O “sete” nacional deve jogar no sentido de evitar erros desnecessá­rios e tirar proveito das falhas da equipa polaca, sob pena de ver fugir os dois pontos. Em função do nível de jogo e do adversário, o treinador vai optar pela utilização das jogadoras titulares, que dão mais garantias de vitória.

Na última presença no mundial de 2007, em França, a Polónia venceu a Tunísia, por 29-23, a China (27-20) e a Roménia (38-33). Nos oitavos-de-final, perdeu com a Hungria (26-28), Coreia do Sul (37-33) e Alemanha (32-35), tendo triunfado sobre a Espanha (30-29).

Ainda hoje, para o Grupo C, jogam Espanha-Argentina (18h00) e Noruega-Paraguai (20h15).

 ?? AFP ?? Dificuldad­es acrescidas com a Polónia
AFP Dificuldad­es acrescidas com a Polónia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola