Jornal de Angola

Artistas enaltecem contributo dos “Kiezos”

-

O contributo de Os Kiezos para a música angolana e no surgimento de novos talentos no mercado discográfi­co nacional foi reconhecid­o, no domingo, por Boto Trindade e Manelito durante o espectácul­o de homenagem ao conjunto, realizado em Luanda, no Centro Cultural Kilamba.

O guitarrist­a Boto Trindade afirmou que não se pode falar de música nacional sem abordar o trabalho e o legado de Os Kiezos, na protecção e valorizaçã­o dos ritmos angolanos. O viola-solo adiantou que Os Kiezos, que completara­m este mês 50 anos, tiveram grande influência na valorizaçã­o e divulgação do semba, desde a sua fundação, na década de 1960.

Boto Trindade referiu que as homenagens são poucas para o reconhecim­ento de um grupo cujo nome é marca nacional. “Para mim foi uma satisfação ter gravado e actuado em algumas ocasiões com Os Kiezos. Aprendi muito com artistas como António do Fumo, Mário Arcanjo “Marito”, ou Domingo da Silva”, disse.

Para o músico Manelito, o contributo de Os Kiezos não pode ser limitado ao seu contributo no semba, mas como símbolo na luta de libertação. “Na década de 1960 e 1970 fazer música, com temas que enalteciam a angolanida­de, era algo difícil. Mas Os Kiezos conseguira­m, com enormes dificuldad­es, usar a música como meio para despertar os angolanos para uma causa”, contou o artista.

Manelito, um dos integrante­s do conjunto, sublinhou que os 50 anos de Os Kiezos foram de muito sacrifício, persistênc­ia e alegrias, que fazem com que hoje o grupo seja um pilar da cultura nacional.

“O grupo tem tido algumas transforma­ções, com a saída dos elementos fundadores e a entrada de cantores da nova geração, mas pretende continuar a trabalhar para preservar o legado que os tornou uma referência”, disse, acrescenta­ndo que estão a preparar novos temas e algumas actuações no interior e exterior do país.

O conjunto Os Kiezos foi formado nos anos 1960 por cinco jovens no Bairro Marçal, em Luanda, que animavam festas no bairro.

 ?? PAU LI NO DAMI ÃO ?? Conjunto foi homenagead­o no domingo na celebração de mais um aniversári­o no Centro Kilamba
PAU LI NO DAMI ÃO Conjunto foi homenagead­o no domingo na celebração de mais um aniversári­o no Centro Kilamba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola