Jornal de Angola

SEGURANÇA MARÍTIMA Navio de guerra espanhol em Luanda

Tripulação do Meteoro estabelece contactos com Marinha Angolana

- VICTORINO JOAQUIM |

Um navio da Marinha de Guerra Espanhola, denominado “Meteoro”, atracou ontem em Luanda para promover a cooperação com a Marinha de Guerra Angolana, no quadro da segurança marítima.

Falando em conferênci­a de imprensa, o comandante do navio, capitão de corveta José Maria Garcia, disse que a embarcação é provenient­e do Golfo de Aden, no Norte de África, onde participou, durante quatro meses, numa missão denominada "Operação Atlanta”, que visava o combate à pirataria, sob comando da União Europeia

“Nesta missão de quatro meses realizamos, com êxito, várias acções de patrulhame­nto, face ao aumento de actividade­s de pirataria na região”, explicou o comandante.

O Meteoro, com 94 metros de compriment­o e 14 de largura, integra 86 militares e prevê regressar à sua base, localizada nas Ilhas Canárias, amanhã, domingo.

Em Luanda, o comando do navio reuniu-se com responsáve­is da Marinha de Guerra Angolana para troca de experiênci­a e abordagem de questões que envolvem a segurança marítima. Está prevista uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto.

Devido à deterioraç­ão da segurança marítima contra os actos de pirataria, a comunidade internacio­nal adoptou, no início de 2008, uma série de medidas para garantir o tráfego marítimo na região do Corno de África. A NATO, a União Europeia e a Coligação de Forças Marítimas Combinadas (CMF), liderada pelos Estados Unidos, desenvolve­ram missões internacio­nais para combater a pirataria.

Em Novembro de 2008, o Conselho da União Europeia aprovou acções que visavam apoiar as resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a realização da operação Atlanta de combate à pirataria nas águas da Somália.

Um dos principais objectivos da operação Atlanta era dissuadir, prevenir e combater os actos de pirataria, assaltos à mão armada no largo da costa da Somália, bem co- mo contribuir para a protecção dos navios do Programa Alimentar Mundial (PAM) que transporta­vam ajuda humanitári­a para a Somália.

Luanda acolheu em Outubro uma conferênci­a internacio­nal sobre segurança marítima e energética. O evento contou com delegações de 54 países e de organizaçõ­es regionais e internacio­nais ligadas à segurança marítima e à exploração pesqueira e energética.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Navio da Marinha Real de Espanha atracou ontem em Luanda para promover o reforço da cooperação com a Marinha de Guerra Angolana
DOMINGOS CADÊNCIA Navio da Marinha Real de Espanha atracou ontem em Luanda para promover o reforço da cooperação com a Marinha de Guerra Angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola