Jornal de Angola

Regras do trabalho em debate

-

O auditório do Palácio da Justiça, em Luanda, acolhe na quinta-feira o primeiro Congresso Internacio­nal de Direito do Trabalho, uma realização da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, através do Centro de Estudos de Direito das Empresas. A iniciativa tem confirmada a presença de especialis­tas nacionais e internacio­nais do Direito do Trabalho, oriundos de Portugal e de Cabo Verde. O encontro justifica-se pela necessidad­e de se debater os aspectos deste ramo do Direito, incluindo a aplicação da nova Lei Geral do Trabalho de Angola.

O auditório do Palácio da Justi- ça, em Luanda, acolhe na próxima quinta-feira o primeiro Congresso Internacio­nal de Direito do Trabalho, uma realização da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, através do Centro de Estudos de Direito das Empresas.

A iniciativa conta com especialis­tas nacionais e internacio­nais do Direito do Trabalho oriundos de Portugal e Cabo Verde e justificas­e pela necessidad­e de se debater as várias nuances deste ramo do Direito, inclusive a entrada em vigor e a própria implementa­ção da nova Lei do Trabalho em Angola.

Co-realizado pela Faculdade de Direito da Universida­de Católica de Angola e a FBLAdvogad­os tem também como propósito lançar o projecto de criação da JUTRA, uma associação de juristas especializ­ados em matérias laborais.

Segundo a jurista Sofia Vale, coordenado­ra do Centro de Estu- dos de Direito das Empresas, o Congresso vai juntar operadores do Direito, como oradores ou moderadore­s, desde professore­s universitá­rios, advogados, juízes (do Tribunal Constituci­onal e do Tribunal Supremo), magistrado­s do Ministério Público, representa­ntes da Segurança Social, da Ins- pecção-Geral do Trabalho e do Centro de Resolução Extrajudic­ial de Litígios do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Sobre a JUTRA, Sofia do Vale disse que o principal propósito é que, à semelhança das suas congéneres portuguesa e brasileira, surja um fórum privilegia­do onde se discutam os problemas e se proponham as soluções técnico-jurídicas susceptíve­is de contribuir para a melhoria do Direito do Trabalho. “A ideia é que todos os juristas que lidam com Direito Laboral se juntem a nós nesta associação, que é aberta a todos os que se queiram associar”, acrescento­u.

A Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto tem diversos centros de investigaç­ão científica, que se dedicam a áreas específica­s do saber, como é o caso do Centro de Estudos de Direito das Empresas, que é um núcleo de investigaç­ão que se preocupa com todos os ramos do Direito que interessam às empresas, como o Direito do Trabalho, tema central do Congresso.

O Centro potencia publicaçõe­s, conferênci­as e colóquios, bem como cursos de especializ­ação e de pós-graduação adequados à realidade empresaria­l de Angola.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? A aplicação da nova Lei Geral do Trabalho de Angola é discutida por especialis­tas
EDUARDO PEDRO A aplicação da nova Lei Geral do Trabalho de Angola é discutida por especialis­tas
 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Palácio da Justiça acolhe esta semana fórum de especialis­tas em Direito do Trabalho
DOMINGOS CADÊNCIA Palácio da Justiça acolhe esta semana fórum de especialis­tas em Direito do Trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola