Jornal de Angola

Tropas africanas recuperam porto

-

Militares somalis e da força da União Africana na Somália (Amisom) retomaram sábado o porto de Merka, a 100 km de Mogadíscio, 24 horas após a ocupação pelos rebeldes do movimento shebab, noticiou a AFP.

Os shebab, ligados à Al-Qaeda, tomaram por algumas o controlo deste porto estratégic­o, que foi um do seus principais bastiões entre 2008 e 2012, forçando as tropas da Amisom a retirar.

“A situação voltou à normalidad­e. Houve rápidas trocas de tiros, mas os militantes fugiram”, declarou à AFP Abdirisak Mohamed, representa­nte do Exército somali contactado por telefone a partir de Mogadíscio. “As forças de segurança realizam operações de busca na cidade”, disse. “Vários militantes shebab morreram nos combates e o Exército somali sofreu uma baixa”, acrescento­u.

AAmisom é formada por 22 mil efectivos, principalm­ente do Uganda (seis mil), Burundi (5.400), Etiópia (4.400) e Quénia (3.600). A reconquist­a de Merka, cidade histórica fundada no século X, tem importânci­a simbólica e militar para o Governo somali e a Amisom. Até sexta-feira, os shebab não haviam tomado o controlo de qualquer cidade importante, desde o começo da ofensiva da força da União Africana e das tropas somalis, que os expulsaram de Mogadíscio em 2011. Com a conquista de Merka, os shebab haviam conseguido o acesso ao mar, que há anos usaram para se efectuar negócios ilícitos e lucrativos, como o tráfico de carvão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola