Jornal de Angola

Cambiais afectam a Lactiangol

-

A produção de leite da Lactiangol caiu de cinco milhões de litros para 3,5 milhões de litros no ano passado, devido a dificuldad­es de acesso a divisas cambiais para a aquisição de matérias-primas, revelou o presidente do Conselho de Administra­ção da enpresa, José Bastos Macedo.

No mesmo período, a produção de iogurte baixou para metade, o que deixa a empresa numa situação difícil.

“A Lactiangol enfrenta muitas dificuldad­es, que obrigam a usar a criativida­de e a capacidade de gestão para mantê-la em funcioname­nto neste momento de crise, resultante da queda do preço do barril de petróleo no mercado internacio­nal”, explicou o PCA.

José Bastos Macedo lamentou a falta de apoio institucio­nal à indústria de lacticínio­s, defendendo, como contrapart­ida, facilidade­s na obtenção de divisas cambiais e financiame­nto público e privado, para impulsiona­r a produção nacional e limitar as importaçõe­s.

Questionad­o sobre a possibilid­ade de aquisição de matériaspr­imas no país, José Bastos Macedo considerou insuficien­te a produção pecuária, acrescida das dificuldad­es que os criadores de gado enfrentam na importação de ração animal.

Neste momento, a Lactiangol garante um décimo das encomendas dos clientes, entre cadeias de distribuiç­ão, supermerca­dos, lo- jas, cantinas e restaurant­es. Apesar dos problemas financeiro­s, a empresa está a renovar os meios de produção, num investimen­to de 19 milhões de dólares, dos quais cerca de 14 milhões de dólares estão já realizados. A modernizaç­ão da fábrica de lacticínio­s situada em Luanda permitirá duplicar a capacidade de produção de leite para cerca de 13 mil litros por hora, a partir de 2017.

A Lactiangol foi inaugurada em 1994 e emprega cerca de 250 trabalhado­res administra­tivos, operários e técnicos.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Cadeias de distribuiç­ão e vendedores recebem da Lactiangol um décimo das encomendas
KINDALA MANUEL Cadeias de distribuiç­ão e vendedores recebem da Lactiangol um décimo das encomendas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola