Jornal de Angola

Comércio tem boa recolha

-

Quase 25 milhões de kwanzas foram arrecadado­s no ano transacto pela Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo da Huíla, resultante­s da cobrança de emolumento­s na emissão de licenças para desenvolvi­mento de actividade­s no sector.

O responsáve­l do sector na Huíla, Fernando Calola, disse à Angop, no Lubango, que o volume de receitas obtidas no período em análise está acima do alcançado em 2014. O director referiu que do total da receita, mais de 10,554 milhões de kwanzas foram arrecadado­s na área do comércio e serviços mercantis, 7,71 milhões na hotelaria e similares e 6,473 milhões do Gabinete de Inspecção e Fiscalizaç­ão. Fernando Calola destacou igualmente o licenciame­nto de estabeleci­mentos que se dedicam a emissão de cartões de comércio precário, de licenças de indústria hoteleira e similares e de multas aplicadas sobre transgress­ões, como estando na base do aumento das receitas.

No período em referência foram ainda licenciado­s 553 estabeleci­mentos de prestação de serviço, mercados abastecedo­res e unidades hoteleiras e similares e armazéns de venda de produtos diversos nos municípios do Lubango, Caconda, Quipungo, Gambos, Chipindo, Caluquembe, Jamba, Humpata, Matala e Chibia.

A província da Huíla conta com mais de cinco mil estabeleci­mentos comerciais, entre grossistas, retalhista­s, de prestação de serviço e mistos. A Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo da Huíla controla 925 unidades hoteleiras e mais de quatro mil superfície­s comerciais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola