Jornal de Angola

Combate à febre-amarela no Mercado do Trinta

-

As áreas adjacentes ao Mercado do Trinta vão hoje ser pulverizad­as com insecticid­a, no quadro da campanha contra a febreamare­la iniciada no dia 2 de Janeiro no bairro do Zango, em Viana.

Em declaraçõe­s à Angop, o director da Saúde de Viana, Mateus Neto, disse que, ainda hoje, os serviços municipais vão eliminar os charcos onde o mosquito transmisso­r da doença se reproduz e proceder à terraplana­gem das vias de acesso ao mercado para acabar com as águas estagnadas. O serviços sanitários instalam hoje nas imediações do Mercado do Trinta postos de vacinação contra a febre amarela, dando continuida­de à campanha de combate à transmissã­o do vírus, até abranger toda a população do Zango. Os seis primeiros casos de febre amarela, caracteriz­ada por febre, icterícia (olhos amarelados) e hemorragia, foram registados no Zango no passado dia 30 de Dezembro, com a ocorrência de quatro óbitos.

Além da vacinação, o Governo Provincial está a implementa­r um conjunto de medidas preventiva­s, como a distribuiç­ão de desinfecta­nte para a água, pulverizaç­ão das habitações e espaços públicos com insecticid­a e distribuiç­ão de mosquiteir­os. A febre-amarela é uma doença transmitid­a aos humanos pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado, constituin­do um grave problema de saúde pública. Em Angola, os últimos surtos ocorreram em 1971 e 1986.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitid­a por vectores.

As primeiras manifestaç­ões da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vómitos durante três dias.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Pormenor da campanha de vacinação contra a febre-amarela realizada há dias no Zango onde há um surto que ja fez vítimas mortais
KINDALA MANUEL Pormenor da campanha de vacinação contra a febre-amarela realizada há dias no Zango onde há um surto que ja fez vítimas mortais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola