Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ARMANDA LUCAS FRANCISCO LUÍS LUCRÉCIO ANTÓNIO APOLINÁRIO ANDRADE LAURA DA CONCEIÇÃO

Salário mínimo

Gostei de saber que a Inspecção do Trabalho está a fiscalizar empresas para saber se estas estão a pagar o salário mínimo. Há informaçõe­s de que há empresas que estão a pagar salários abaixo do salário mínimo. É bom que a Inspecção do Trabalho esteja a penalizar empresas que pagam salários abaixo do salário mínimo, que já não é muito.

Gostava também que a Inspecção do Trabalho fizesse fiscalizaç­ões às empresas para se saber de situações de menores que são submetidos a trabalho escravo. É preciso também penalizar as empresas que empregam crianças, pondo em perigo a sua saúde.

As empresas têm de respeitar as leis laborais, e as nossas crianças têm de ser protegidas. Pela defesa dos direitos das nossas crianças, tudo deve ser feito pela Inspecção do Trabalho para que não haja ilegalidad­es. É preciso impedir imediatame­nte que haja escravidão no nosso país, e não deve haver hesitações em penalizar empresas que estejam a praticar actos que são contrários à nossa Constituiç­ão e leis ordinárias. É urgente proteger vidas de pessoas que são submetidas a trabalho escravo .

Distribuiç­ão de energia

Estou satisfeito com o facto de a distribuiç­ão de energia eléctrica no meu bairro, o Sagrada Esperança, Distrito Urbano da Maianga, ter melhorado muito. Há vários meses que já não há cortes constantes de energia o que deixa os moradores sem receio de comprar produtos perecíveis para os conservar em frigorífic­os.

Espero que a ENDE continue a assegurar uma distribuiç­ão de energia sem cortes constantes, para bem de toda a população. O bom trabalho das nossas autoridade­s deve ser elogiado. Queria também assinalar o facto de o lixo estar ultimament­e a ser retirado do meu bairro com muita celeridade, não se verificand­o mais concentraç­ões de resíduos. Deve-se entretanto aumentar o número de contentore­s para o depósito de lixo. Encorajo as nossas autoridade­s a continuare­m a trabalhar para que as comunidade­s tenham cada vez menos problemas.

Reabilitaç­ão de estradas

Escrevo para enaltecer as obras de reabilitaç­ão de vias rodoviária­s no bairro Cassenda. Fiquei particular­mente satisfeito com a reabilitaç­ão da via que liga a avenida Revolução de Outubro à Estrada Sagrada Esperança. É a via que passa pelo Laboratóri­o de Engenharia de Angola e que é muito utilizada pelos automobili­stas. Espero que mais vias venham a ser reabilitad­as, para termos menos congestion­amentos no trânsito.

Gostava que ao mesmo tempo que se estão a reabilitar vias, asfaltando-as de novo, se fizessem trabalhos de terraplena­gem nas ruas que, em consequênc­ia das últimas chuvas, ficaram muito degradadas.

Pagamento da água

Soube há tempos que a maioria dos clientes da Epal, empresa de distribuiç­ão de água, não paga as suas contas decorrente­s do consumo deste líquido indispensá­vel para a vida das comunidade­s. É verdade que as pessoas atravessam agora muitos problemas de ordem financeira em virtude da crise que atravessam­os, não podendo pagar todas as dívidas. Aconselho os clientes da Epal com avultadas dívidas a negociar com esta empresa, no sentido de irem pagando o que devem a prestações com montantes a definir em contrato. Os clientes da Epal precisam de saber que esta empresa precisa de dinheiro para melhorar os serviços que presta às populações.

Os cidadãos devem habituar-se a pagar o que devem pelos serviços públicos que lhes são prestados. Apelo a todos os que devem muito dinheiro à Epal a tratar do assunto por via negocial, a fim de que ninguém fique prejudicad­o. Penso que a Epal estará disponível para negociar com os seus clientes as modalidade­s de pagamento de dívidas excessivas.

Concursos entre estudantes

Têm-se organizado no país concursos entre estudantes em diferentes disciplina­s e níveis de escolarida­de. Trata-se de testes que ajudam a aferir o grau de conhecimen­to dos alunos e, consequent­emente, o desempenho dos professore­s.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola