Jornal de Angola

Pérolas fazem estágio no Rio

Selecção Nacional tem jogos agendados com equipas brasileira­s

- ANTÓNIO DE BRITO|

A Selecção Nacional Sénior feminina de andebol começa hoje, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos, um estágio pré-competitiv­o de 11 dias, tendo em vista a participaç­ão na competição, jogando a primeira fase do torneio de 6 a 14 de Agosto.

Além dos trabalhos específico­s durante o estágio, Filipe Cruz tenciona realizar quatro a cinco jogos de controlo com equipas brasileira­s, de modo a elevar a capacidade competitiv­a das atletas, depois dos jogos efectuados no país, com um saldo de quatro vitórias frente às formações juniores masculinas do Ferroviári­o de Luanda, Grupo Desportivo da Banca, Interclube e 1º de Agosto.

“Nesta fase de preparação, os jogos amigáveis são importante­s. Vamos contactar algumas equipas locais, no intuito de fazermos quatro a cinco partidas antes de começarmos a competir nos Jogos Olímpicos. Os jogos de preparação vão nos permitir avaliar o rendimento individual das atletas, bem como corrigir imperfeiçõ­es”, disse ontem, ao Jornal de Angola, o selecciona­dor nacional.

Durante três semanas, a Selecção Nacional realizou um trabalho aturado em Luanda, com o propósito de representa­r da melhor forma o país nos Jogos do Rio. Filipe Cruz enalteceu a entrega das jogadoras nos treinos e jogos de preparação.

“Avaliação é positiva. As atletas tiveram um bom desempenho. Quando assim é, temos de valorizar todo um trabalho bem feito”, salientou o treinador ao fazer o balanço da preparação. Depois de Beto Ferreira, Jerónimo Neto“Jojó” e Vivaldo Eduardo, o actual selecciona­dor entra na restrita lista de treinadore­s angolanos que levaram à equipa nacional aos Jogos Olímpicos: “É um marco na carreira de qualquer técnico. É a realização de um sonho. Estou feliz por treinar a selecção feminina.”

Esta é a quinta participaç­ão do “sete” feminino nos Jogos Olímpicos, depois de Atenas (1996), Sidney (2000), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), depois de ter falhado os Jogos de Moscovo (1980), Seul (1988) e Barcelona (1992).

Nos Jogos do Rio Angola integra o Grupo A, com selecções de peso a nível mundial, designadam­ente Noruega (actual campeã olímpica), Espanha (medalha e bronze), Brasil, Montenegro e Roménia. A Selecção Nacional defronta a similar da Roménia, na estreia dia 6, a seguir joga frente a Montenegro (8), Noruega (10), Brasil (12) e Espanha (14).

Filipe Cruz levou ontem para o Brasil as andebolist­as Cristina Branco, Neide Barbosa e Teresa Almeida (guarda-redes), Albertina Cassoma e Liliana Venâncio (pivôs), Azenaide Carlos, Wuta Dombaxi, Magda Cazanga, Vilma Nenganga, Isabel Guialo (meias-distância), Juliana Machado, Janete dos Santos e Natália Bernardo (pontas), Lurdes Monteiro e Luísa Kiala (universais).

 ?? JOSÉ SOARES ?? Técnico Filipe Cruz transmite mensagem de confiança às atletas na preparação da campanha
JOSÉ SOARES Técnico Filipe Cruz transmite mensagem de confiança às atletas na preparação da campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola