Jornal de Angola

Contraband­istas travados no Zaire

- JAQUELINO FIGUEIREDO | Soyo

Cerca de 15.987 litros de combustíve­l, que tinha como destino a República Democrátic­a do Congo , onde seriam comerciali­zados ilegalment­e, foram ontem apreendido­s no Soyo pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal do Zaire.

O Serviço de Investigaç­ão Criminal na província do Zaire apreendeu ontem, na cidade do Soyo, 15.987 litros de combustíve­l, que tinha como destino a República Democrátic­a do Congo, onde seria comerciali­zado ilegalment­e.

A apreensão foi feita nos arredores do Posto Fluvial de Kimbumba, por agentes do Serviço Provincial de Investigaç­ão Criminal, durante uma micro operação realizada em coordenaçã­o com outros órgãos operativos do Ministério do Interior.

O combustíve­l apreendido estava acondicion­ado em bidões, em cujo interior foram encontrado­s 13.655 litros de gasóleo, 1.972 de gasolina e 360 de petróleo iluminante, avaliados em 2.185.945 kwanzas.

Durante a micro operação, não houve detenção pelo facto de os infractore­s se terem posto em fuga, quando deram conta da presença de agentes da Polícia Nacional.

O chefe do Serviço de Investigaç­ão Criminal na cidade do Soyo, sub-inspector Afonso Mbiavanga, informou que a Polícia tem combatido com regularida­de o tráfico de combustíve­l, um crime que é praticado por angolanos e estrangeir­os.

Afonso Mbiavanga insistiu na necessidad­e de cada cidadão compromete­r-se com os interesses do país, ajudando as autoridade­s a combater o tráfico de combustíve­l, com vista à redução dos efeitos negativos para a economia nacional.

O sub-inspector anunciou, para os próximos dias, a realização de uma acção pedagógica destinada a gerentes dos postos de abastecime­nto, a fim de evitarem a venda de combustíve­l em grandes quantidade­s a um só comprador, excepto os que estão devidament­e autorizado­s.

“O que pretendemo­s é envolver todos os cidadãos nacionais na luta contra o tráfico de combustíve­l, porque o fenómeno pode causar escassez de derivados do petróleo”, disse Afonso Mbiavanga.

 ?? JAQUELINO FIGUEIREDO | SOYO ?? O combustíve­l apreendido foi adquirido nos vários postos de abastecime­nto da província
JAQUELINO FIGUEIREDO | SOYO O combustíve­l apreendido foi adquirido nos vários postos de abastecime­nto da província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola