Jornal de Angola

15 mil toneladas de rações

das quais 5.800 são consumidas nas exploraçõe­s pecuárias de suínos, bovinos e caprinos

-

Qualidade dos cereais

Na Fazenda Santo António tudo foi pensado ao detalhe. Nada foi deixado ao acaso. Assim, a secagem uniforme dos grãos de milho, com apoio de um dos mais modernos sistemas, assegura um perfeito e duradouro estado de conservaçã­o, enquanto a correcta armazenage­m salvaguard­a todo o processo, evitando, assim, a deterioraç­ão ou adulteraçã­o do produto. A secagem e a armazenage­m de cereais são considerad­as como etapas fundamenta­is e de elevada complement­aridade em todo o processo de produção agrícola.

Benefícios sociais

Além da vertente económica, a Fazenda Santo António tem um impacto social particular­mente significat­ivo junto da população, sobretudo com a criação de postos de trabalho – 134 directos e milhares indirectos - e a reparação das vias de circulação entre as várias aldeias vizinhas do complexo agro-pecuário. Os principais beneficiár­ios desses empregos são jovens da Quibala e mesmo de outras províncias, como o Huambo.

“O projecto apresenta uma vertente social para proporcion­ar a melhoria da qualidade de vida das comunidade­s locais, sobretudo do bairro Tabi”, adianta José Alexandre, destacando do conjunto das acções desenvolvi­das a reabilitaç­ão de uma escola primária, centro de saúde e a construção de uma ponte sobre o rio Tumbwenji.

A Fazenda Santo António presta assistênci­a técnica aos produtores individuai­s que vivem próximo, ensinando as mais modernas técnicas de cultivo de cereais em paralelo com o fornecimen­to de sementes e outros inputes agrícolas, numa perfeita integração do projecto com as comunidade­s.

As vias de ligação entre os vários bairros circundant­es do projecto também foram reabilitad­as no âmbito das responsabi­lidades sociais da Fazenda Santo António.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola