Jornal de Angola

Concurso de declamação promove mulher artista

- MANUEL ALBANO|

A poetisa Elisângela Rita reconheceu, ontem, em Luanda, a existência de um potencial artístico elevado no seio da camada feminina, pouco divulgado devido á falta de incentivos e patrocínio­s para as mulheres artistas.

Autora do projecto cultural “Luanda Slam”, Elisângela Rita referiu que a fraca participaç­ão das mulheres em actividade­s culturais deve-se também da pouca dedicação à leitura, para autopromoç­ão e desenvolvi­mento das artes que produzem.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a poetisa considerou que, muitas vezes, as mulheres se mostram inibidas, facto de impede o surgimento de novos talentos, bem como a divulgação dos trabalhos por elas realizados.

Por essas razões, o projecto “Luanda Slam”, dedicado à mulher poetisa, organiza a segunda edição do concurso de declamação de poesia denominado “Spoken word”, de periodicid­ade anual.

Expandir o concurso a nível nacional é também um dos objectivos que visa dar formação aos participan­tes, fruto da experiênci­a obtida pela promotora na Associação Artes ao Vivo, que realiza semanalmen­te em Luanda actividade­s sobre poesia. A primeira edição do “Palavra falada” não teve competição, os três primeiros classifica­dos foram apurados para a segunda edição, fazendo um total de 16 concorrent­es.

O “Luanda Slam” é um projecto de promoção e dinamizaçã­o da poesia declamada nas vestes de “Spoken Word em Angola”.

Elisângela Rita, que se mostrou bastante optimista em relação a adesão das poetisas, informou que as concorrent­es de cada edição devem explorar aspectos vários da cultura nacional.

 ?? JOÃO GOMES ?? Elisângela Rita é a promotora do concurso
JOÃO GOMES Elisângela Rita é a promotora do concurso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola