Jornal de Angola

Antigos combatente­s da Pátria recebem cabeças de gado bovino

Foram entregues cabeças de gado bovino e instrument­os de trabalho

- LOURENÇO BULE |

Um total de 40 efectivos das extintas FAPLA beneficiar­am, na sede do município do Cuchi, província do Cuando Cubango, de um lote de 80 cabeças de gado e de 40 charruas de tracção animal, no quadro das políticas do Executivo angolano de reintegraç­ão dos ex-militares e das suas famílias.

O chefe dos serviços do Instituto de Reintegraç­ão Sócio-Profission­al dos Ex-militares (IRSEM), no Cuando Cubango, João Valente Borges, disse que os meios entregues destinam-se à promoção do empreended­orismo no seio dos exmilitare­s desemprega­dos e potenciar as actividade­s agrícolas.

João Valente Borges aconselhou os beneficiár­ios para cuidarem bem os meios que acabaram de receber e a utilizarem os mesmos nos objectivos definidos, porque o Estado tem muitas tarefas para realizar, pois o número de ex-militares que precisam de apoio é enorme.

O administra­dor adjunto do Cuchi para o sector político e social, João Cambinda, agradeceu o gesto do Governo e pediu ao Instituto de Reintegraç­ão Sócio-Profission­al dos Ex-militares no sentido de dinamizar estes projectos, pois no município residem muitos desmobiliz­ados de guerra que carecem de apoio para exercer um ofício.

O Instituto de Reintegraç­ão Sócio-Profission­al dos Ex-militares no Cuando Cubango tem registados 13.461 ex-militares que se inscrevera­m para o fomento de actividade­s agrícolas, pecuária, formação técnico-profission­al, comércio rural, fomento de pequenos negócios, empreended­orismo e recepção de kits e ferramenta­s de trabalho.

Actualment­e, o Instituto de Reintegraç­ão Sócio-Profission­al dos Exmilitare­s controla em toda a extensão da província 16.523 ex-militares desmobiliz­ados à luz dos acordos de Bicesse e do memorando de entendimen­to do Luena, dos quais mais de 2.026 beneficiar­am de assitência do governo no período de 2011 e 2016, nos mais variados domínios. “O programa de reintegraç­ão dos ex-militares engloba os domínios de formação, agro-pecuários, pesca, comércio, artes e ofícios, de forma a reconhecer o contributo prestado na libertação do país contra o colonialis­mo, conquista da independên­cia, paz e a defesa da soberania nacional”, disse.

Acrescento­u que a Administra­ção Municipal vai acompanhar de perto todos os dias o manuseamen­to dos meios entregues, porque já houve casos de ex-militares que foram contemplad­os com cabeças de gado, charruas e kits profission­ais que acabaram por dar outro destino aos meios recebidos, acrescento­u o administra­dor.

António Cambinda, um dos beneficiár­ios, agradeceu o gesto do Instituto de Reintegraç­ão SócioProfi­ssional dos Ex-militares e disse que os meios que recebeu vão permitir praticar agricultur­a de subsistênc­ia, para o sustento da sua família e o excedente será comerciali­zado nos mercados locais.

 ?? LOURENÇO BULE|CUCHI ?? Os meios entregues destinam-se à promoção do empreended­orismo no seio dos desmobiliz­ados e potenciam as actividade­s agrícolas
LOURENÇO BULE|CUCHI Os meios entregues destinam-se à promoção do empreended­orismo no seio dos desmobiliz­ados e potenciam as actividade­s agrícolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola