Jornal de Angola

Joanesburg­o tem liderança da oposição

-

O candidato da Aliança Democrátic­a (DA), principal partido de oposição na África do Sul, Herman Mashaba, foi eleito presidente da Câmara de Joanesburg­o, terceira grande metrópole sul-africana perdida pelo ANC, depois da capital, Pretória, e de Porto Elizabeth.

“Herman Mashaba obteve 144 votos contra 125 para Mpho Parks Tau”, o seu único adversário, candidato do ANC - partido histórico de Nelson Mandela -, anunciou segunda-feira Vasco da Gama, presidente do Conselho Municipal de Joanesburg­o, a maior cidade e centro económico da África do Sul.

Nas eleições municipais de 3 de Agosto, a DA chegou em segundo lugar, com 104 assentos (do total 270) atrás do ANC, que obteve 121 lugares. Mas como aconteceu na sextafeira, na capital sul-africana, Pretória, a DA obteve o apoio do partido que chegou na terceira posição, os Combatente­s pela Liberdade Económica (EFF), assim como o de vários pequenos partidos para conquistar a presidênci­a da municipali­dade.

A votação em Joanesburg­o foi atrasada, na segunda-feira, devido à morte de uma vereadora do ANC que, após ter sofrido um mal-estar, desmaiou na sala da câmara municipal minutos antes da eleição do autarca. É a primeira vez desde a queda do apartheid na África do Sul e da chegada da democracia há 22 anos que o ANC não controla a cidade de Joanesburg­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola