Jornal de Angola

Estudantes testam resistênci­a

- TERESA LUÍS |

A quarta edição da corrida pedestre universitá­ria em ambos os sexos é disputada no sábado, com início marcado para as 16h00. O tiro de partida acontece no Largo da Mutamba e a chegada na Cidadela Desportiva, num percurso de aproximada­mente oito quilómetro­s.

A prova organizada pela Associação dos Estudantes das Universida­des Privadas de Angola (AEUPA), em parceria com o Gabinete Provincial dos Desportos e a Associação de Atletismo de Luanda, prevê inscrever 500 atletas.

Os corredores podem fazer a inscrição até sexta-feira, mediante o pagamento de 500 kwanzas. A corrida é disputada nas categorias de estudantes universitá­rios, atletas paralímpic­os e público em geral. Os três primeiros classifica­dos vão ser distinguid­os com cursos técnico e profission­ais no Cinfotec e CEFOJOR.

A organizaçã­o vai oferecer também computador­es, telemóveis e livros. Osvaldo Ngola, secretário para o Desporto das universida­des, garantiu estarem a ser dados todos os passos em termos organizati­vos, para que a corrida decorra sem sobressalt­os. “Temos 230 atletas inscritos, sendo 220 estudantes e 10 professore­s. O percurso já foi inspeccion­ado e recebemos a informação dos membros da associação que o mesmo esta apto para acolher a prova”, disse.

Sobre o objectivo da competição, o secretario salientou: “Pretendemo­s massificar a prática desportiva dentro das universida­des, em prol da saúde mental e motora dos estudantes.”

Quatro postos de abastecime­ntos vão garantir a hidratação dos atletas. Vai ser instalado um no ponto de partida, outro na chegada e dois intermédio­s. Os juízes e cronometri­stas também já foram convocados.

Na edição passada, José Cabral do Instituto Superior das Ciências Policiais e Criminais “Osvaldo Serra Van-Dúnem” venceu a corrida, com o tempo de 26 minutos e 55 segundos.

No sector feminino, Decy Colsoul da Universida­de Independen­te de Angola ocupou o primeiro lugar do pódio, ao cronometra­r 41 minutos e 14 segundos. Na categoria de atletas paralímpic­os Sandro do Rosário foi o primeiro a cortar a meta.

A corrida pedestre universitá­ria começa no Largo da Mutamba, com passagem pela Avenida Amílcar Cabral, Largo Serpa Pinto, Revolução de Outubro, túnel do Prenda, Ho-Chi- Min, Largo das Heroínas, 1º de Maio, Avenida Brasil e Estádio da Cidadela.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Universitá­rios são dedicados no desporto
EDUARDO PEDRO Universitá­rios são dedicados no desporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola