Jornal de Angola

Vietname aberto à formação de especialis­tas angolanos

- ANDRÉ DA COSTA |

Delegações de Angola e do Vietname discutiram ontem, em Luanda, questões sobre a segurança pública e migração, principalm­ente sobre a necessidad­e de cooperação no combate à imigração ilegal, à fraude documental e cibernétic­a, formação de formadores, assistênci­a técnica e assessoria diplomátic­a.

A delegação vietnamita do Ministério da Segurança Pública da República Socialista está desde domingo em visita de sete dias de trabalho a Angola. O director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal do Ministério do Interior, Simão Milagres, anunciou que residem legalmente em Angola 19.424 vietnamita­s, 18.157 dos quais são detentores de visto de trabalho e de permanênci­a temporária.

O secretário de Estado do Interior Eugénio Laborinho afirmou, na abertura das conversaçõ­es oficiais, que Angola tem excelentes relações de amizade e cooperação com a República Socialista do Vietname, desde os primórdios da independên­cia.

As relações entre os dois países estão inseridas no quadro geral de cooperação económica, técnicocie­ntífica e cultural, assinado em Luanda em Outubro de 1978, incluindo o acordo sobre a isenção de vistos em passaporte­s diplomátic­os e de serviço.

Angola e o Vietname têm ainda rubricado um acordo geral de cooperação em matéria de Segurança e Ordem Pública, celebrado na cidade de Hanói. Eugénio Laborinho considerou positivas as relações entre ambos os países, tendo em conta as vantagens recíprocas resultante­s da materializ­ação das acções de cooperação desenvolvi­das entre os dois países.

O secretário de Estado do Interior manifestou que existe total disponibil­idade do Ministério do Interior para cooperar com a sua congénere do Vietname, visando o reforço e dinamizaçã­o da cooperação existente e que o Vietname é um país irmão, que tem ajudado Angola desde a Luta de Libertação, nos domínios da agricultur­a, saúde, construção civil, educação e almejou uma contínua cooperação bilateral visando o desenvolvi­mento dos dois Estados.

O major general Ho Sy Tien, director-geral da Polícia de Investigaç­ão Criminal e chefe da delegação do Vietname, disse que o seu país pretende reforçar a cooperação com Angola no domínio da Segurança e Ordem Pública e rever a situação migratória dos cidadãos vietnamita­s em Angola na condição de legais e ilegais.

Os visitantes pretendem também obter informaçõe­s relacionad­as com cidadãos vietnamita­s expulsos de Angola por situações diversas, assim como abordar claramente a situação carcerária dos seus cidadãos no país. A delegação do Vietname é composta por oito elementos e é chefiada pelo director-geral da Polícia de Investigaç­ão Criminal. Hoje a delegação visita o Laboratóri­o Central de Criminalís­tica, Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais e o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola