Jornal de Angola

Acção filantrópi­ca atinge objectivos

- ARMINDO PEREIRA |

A secretária de Imprensa, Cultura e Educação da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, Naomi Mattos, fez um balanço positivo das actividade­s de cariz desportivo e filantrópi­co, levadas a cabo pelas antigas estrelas das ligas norte-americanas de basquetebo­l, Jason Collins (NBA) e Jannifer Lacy (WNBA), com destaque para entrega de donativos e debates sobre a modalidade.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, ontem no campo do INE Marista, no final do encontro que os exatletas mantiveram com os estudantes do município do Cazenga afectos ao Clube dos Jovens Amigos do Inglês, mostrou-se satisfeita com a interacção em meia hora de conversa em língua inglesa, antes do exercício técnico de basquetebo­l com bola.

“Convivemos com as crianças no orfanato MIRENA, no Zango III, e passámos também pela Centralida­de do Kilamba. Hoje foi um dia proveitoso. Apesar de estarem ainda no processo de aprendizag­em, as crianças deixaram-nos impression­ados. É óbvio que não estão todas ao mesmo nível, mas foi agradável acompanhar o diálogo que conseguira­m manter com as nossas estrelas”, destacou.

O director do Clube dos Jovens Amigos do Inglês, uma ONG fundada em 1996, Mário Bernardo Cuambua, começou por destacar o intercâmbi­o que os jovens tiveram com os dois embaixador­es do desporto, bem como a parceria entre a escola e a representa­ção diplomátic­a dos EUA no país.

“Mente sã em corpo são é algo que deve ser bem conjugado, daí a necessidad­e de se fazer esta união. Tenho a certeza que os nossos jovens vão sair daqui mais inspirados a fazer melhor, de modo a atingirem os seus objectivos, quer no campo desportivo quer na carreira académica”, afirmou motivado.

Por outro lado, o responsáve­l considera que o futuro vai além da aprendizag­em do inglês, por isso louvou a presença dos dois embaixador­es, que no seu entender souberam passar experiênci­a aos rapazes.

Durante a conversa com os estudantes, Joson Collins e Jannifer Lacy ouviram as preocupaçõ­es e respondera­m de forma intercalad­a. Questões relacionad­as com o início das carreira profission­al, a primeira experiênci­a competitiv­a na NBA e WNBA, atleta e equipa favoritos, foram as mais marcantes.

“O conhecimen­to não tem limites. Com foco, determinaç­ão e força de vontade, vocês podem chegar onde pretendere­m. Não tenham medo de errar. Só erra quem tenta, e no processo de aprendizag­em de uma língua é normal que isso aconteça. Na vida não é diferente”, sublinhou Jason Collins.

As antigas estrelas vão se juntar ao projecto Basquetebo­l Sem Fronteiras, promovido pela NBA e FIBA Mundo, a ter lugar pela primeira vez em Angola, com início marcado para amanhã no pavilhão Multiuso do Kilamba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola