Jornal de Angola

Médicos chineses garantem serviço gratuito

- BERNARDINO MANJE |

Um grupo de 12 médicos chineses de diversas especialid­ades chega no final do ano para trabalhar, de forma gratuita, no Hospital Geral de Luanda, no quadro de um protocolo entre Angola e a China, assinado ontem pela secretária de Estado para a Cooperação e o embaixador do gigante asiático.

O diplomata chinês informou que os médicos, entre ortopedist­as, pediatras, especialis­tas em medicina interna e acupunctur­a (ramo da medicina tradiciona­l chinesa) chegam o mais breve possível para Angola para trabalhar durante dois anos. Neste momento estão em as solicitaçõ­es de vistos. Esta é a quarta equipa médica chinesa que vem a Angola, desde 2009. O país asiático já enviou três equipas, o que totaliza mais de 50 médicos. A última equipa, que trabalhou em Angola entre 2013 e o ano passado, atendeu 62 mil casos, dos quais quatro mil graves e 1.800 intervençõ­es cirúrgicas.

Segundo Cui Aimin, além de garantirem saúde e bem-estar aos angolanos, os médicos estabelece­ram boa amizade com colegas angolanos e a população. O diplomata chinês anunciou, para os próximos tempos, o reforço da cooperação entre Angola e a China na área da saúde pública, depois dos consensos alcançados pelos Presidente­s José Eduardo dos Santos e Xi Jiping, durante a visita do Chefe de Estado angolano à China.

No início do ano, durante o surto de febre-amarela em Angola, o Governo chinês doou 500 mil dólares para o combate à doença. O diplomata anunciou, para breve, uma segunda doação de materiais médicos para Angola num valor de 6,5 milhões de yuan (moeda chinesa). “A mercadoria chega em breve a Angola. Isso vai permitir a melhoria das condições médicas e contribuir para o bem-estar da população”, concluiu Cui Aimin.

A secretária de Estado para a Cooperação agradeceu, em nome do Governo angolano, a doação a ser feita pela China, a ajuda permanente que este país tem prestado e, sobretudo, a relação estratégic­a que desenvolve com Angola.

Ângela Bragança realçou que a relação atingiu o ponto alto no ano passado, com a visita do Presidente da República à China, durante a qual foram assinados acordos de cooperação e do financiame­nto. À parte o financiame­nto, disse, há o reforço da amizade entre os povos.

“Desde a construção do Hospital Geral de Luanda decorrem acções para apetrecham­ento em equipament­os e medicament­os. A parte chinesa também está preocupada com a manutenção do hospital.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Secretária de Estado para a Cooperação e o embaixador da China assinaram o protocolo
EDUARDO PEDRO Secretária de Estado para a Cooperação e o embaixador da China assinaram o protocolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola