Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- AMÉRICO NUNES | LAURA AFONSO | ARSÉNIO JÚNIOR | ENGRÁCIA ALFREDO | DOMINGOS JOÃO |

Corte de capim

Moro no bairro Cassenda, no Distrito Urbano da Maianga, e fiquei satisfeito com o facto de se estar a cortar o capim nos locais que separam as duas vias de dois sentidos na avenida 21 de Janeiro. É positivo que se esteja a melhorar a imagem da nossa cidade capital. Temos de fazer de Luanda uma cidade bela, em que todos possam viver com muita qualidade de vida. Seria bom que o trabalho de retirada de capim na Avenida 21 de Janeiro fosse extensivo a outras áreas de Luanda, porque temos de ter uma cidade cada vez mais limpa. Estou também a gostar do facto de se estar a retirar o lixo com muita celeridade em Luanda. Apelo às autoridade­s encarregad­as pela limpeza da cidade para darem prioridade às áreas em que existem grandes concentraç­ões de resíduos sólidos. Era bom que se constituís­sem brigadas de fiscalizaç­ão para se saber onde existem os pontos mais críticos em matéria de concentraç­ão de lixo. Estas brigadas deviam, diariament­e, percorrer a cidade para detectar os locais com muito lixo. de muitos de postos de transforma­ção. Espero que as promessas de dar energia a centenas de famílias se concretize­m. A energia faz muita falta às populações. Há famílias que não estão em condições de comprar diariament­e combustíve­l para os geradores ou não têm mesmo dinheiro para comprar geradores. É uma boa noticia o facto de se estar a trabalhar para que as famílias tenham energia eléctrica todos os dias e sem cortes constantes.

Plantação de árvores

Penso que temos de plantar mais árvores nas nossas cidades. Gostava que os ambientali­stas explicasse­m às pessoas as vantagens da plantação de árvores. Diz-se que as águas paradas no Rangel se devem, em parte, ao corte dos eucaliptos que existiam em grande número no passado. Há quem diga que os eucaliptos absorviam as águas. As árvores também servem para embelezar as nossas cidades. Espero que os nossos ambientali­stas sejam mais activos em termos de sensibiliz­ação das populações para estas valorizare­m cada vez mais as árvores. Temos de ter muitas árvores para podermos viver em ambiente mais saudável. com o actual estado das instituiçõ­es de ensino que são decisivas para o nosso progresso. Um país sem instituiçõ­es de ensino com qualidade não progride. O desenvolvi­mento do país implica a existência de escolas de elevado nível, públicas e privadas. Gostava que houvesse muito bons professore­s em todos os níveis de ensino. É preciso que se comece já a pensar em programas de aumento das competênci­as dos nossos professore­s no ensino de base, médio e superior. Temos de ter quadros altamente qualificad­os em várias áreas do saber. Devemos saber como outros países que já foram subdesenvo­lvidos conseguira­m, por via do ensino, chegar ao desenvolvi­mento.

Apostar na alta competição

É preciso que se aposte mais na alta competição, sobretudo nas modalidade­s desportiva­s em que os angolanos podem alcançar bons resultados. É preciso acreditar nas capacidade­s de muitos dos nossos desportist­as que na alta competição podem dar muitas alegrias ao país. Temos algumas modalidade­s em que desportist­as angolanos podem, se houver investimen­to consideráv­el, superar adversário­s de outros países do Mundo. As andebolist­as da nossa selecção nacional mostraram nos últimos Jogos Olímpicos que têm grande potencial para enfrentar qualquer adversário. Hoje qualquer outra selecção de andebol feminina no mundo teme as andebolist­as angolanas do escalão sénior.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola