Jornal de Angola

Sector da Saúde reforça aposta na formação

-

A formação, a actualizaç­ão e a rotativida­de dos quadros são prioridade­s do sector da Saúde na província do Namibe para o semestre em curso, disse ontem o director provincial.

Franco Mufinda, que falava à imprensa sobre as linhas de força das novas funções, frisou que a área da saúde pública é reforçada com o apoio dos técnicos do sector nos cinco municípios, com a realização de campanhas de sensibiliz­ação junto das populações, para a eliminação de várias doenças como a malária e febre-amarela.

A componente de formação é abrangente quando entrar em funcioname­nto a nova escola técnica de Saúde, para a formação de técnicos médios e especializ­ados na província do Namíbe, disse Franco Mufinda, que adiantou que os técnicos de saúde levarão a cabo campanhas de distribuiç­ão de mosquiteir­os, tratamento da água e eliminação de charcos, bem como a fumigação a nível dos bairros periférico­s.

“A saúde pública tem que ser reforçada, os municípios hoje têm orçamento para dar resposta aos cuidados primários de saúde, portanto é de esperar colaboraçã­o dos colegas para que possamos levar adiante este barco”, sublinhou Franco Mufinda.

O sector no Namibe tem em toda a sua extensão hospitais, centros e postos de saúde, que têm vindo a dar resposta às necessidad­es das populações que procuram estes serviços, bem como as consultas ambulatóri­as, explicou Franco Mufinda. Namibe conta com 97 unidades públicas e 52 privadas de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola