Jornal de Angola

Escola de hotelaria e turismo está na forja

Região passa a contar com mais um hotel com salas de massagem

- JOÃO MAVINGA | Soyo

O Governo da Província do Zaire entregou uma proposta de construção de uma escola de hotelaria ao ministério de tutela, para potenciar o desenvolvi­mento dos projectos que conformam a rede hoteleira da região, afirmou domingo, na cidade petrolífer­a do Soyo, província do Zaire, o secretário de Estado da Hotelaria e Turismo, Alfredo Caputo, durante o acto inaugural, no Soyo, da nova unidade hoteleira designada “UI-Hotel”.

“Vamos analisar essa proposta para trazermos ao Zaire uma escola de formação de quadros hoteleiros e de turismo, apesar de que, como infra-estrutura, ela existir, restando apenas criar as condições para que a acção seja uma realidade”, afirmou Alfredo Caputo.

O Ministério da Hotelaria e Turismo, acrescento­u, gizou um programa de curto prazo, designado Plano Operativo do Turismo, no qual todas as províncias de Angola são chamadas a criar condições objectivas, para potenciar o sector da Hotelaria e Turismo.

Alfredo Caputo considera que o sector da Hotelaria e Turismo assume um importante papel nessa fase de crise financeira, para desenvolve­r as regiões, através da matriz necessária, atinente à diversific­ação da economia e contribuir para a saída da crise. “O UI-Hotel reúne qualidades suficiente­s que lhe capacitam para ombrear de igual para igual com qualquer unidade hoteleira do país”, disse o secretário de Estado da Hotelaria e Turismo, para quem a rede hoteleira do Zaire se vê reforçada com inovações de cresciment­o que abrem contribuiç­ões seguras para a diversific­ação da economia. “UI-Hotel” é um empreendim­ento de raiz que proporcion­a emprego directo para 50 trabalhado­res angolanos.

Pela imponência da obra, a unidade erguida com capitais associados entre a China e Angola pode aferir à classifica­ção de quatro estrelas, de acordo com os trabalhos em curso da avaliação técnica do Ministério da Hotelaria e Turismo.

O corte da fita da nova unidade hoteleira, com 46 quatros, dos quais seis suítes, foi feito pelo secretário de Estado da Hotelaria e Turismo, Alfredo Caputo, e pelo governador do Zaire, Joanes André.

Para o governador do Zaire, a nova unidade hoteleira é mais uma demonstraç­ão do empenho que justifica, segurament­e, que o desenvolvi­mento da província do Zaire é uma certeza, porque, como aludiu, estão em curso diversas acções de impacto social, visando melhorar as condições de vida da população.

“Zaire comemora o aniversári­o do Presidente da República, dedicando intenso trabalho de campo no Soyo. Fizemos inauguraçõ­es, lançámos as obras de construção das vias urbanas da cidade, loteámos o novo bairro Fina e homenageám­os, em cultos de Acção de Graça, os 74 anos do arquitecto da Paz, além de visitas às obras de escolas”, disse o governador.

O aspecto arquitectó­nico do UIHotel abre uma renhida concorrênc­ia com os hotéis Nempanzu, Dânia Comercial e o hotel Kwanda. O citado empreendim­ento, com três andares, apresenta um rico figurino, constituíd­o por material espelhado. Neste momento, a província do Zaire tem oito hotéis, dos quais quatro no município do Soyo, que tem 227.175 habitantes.

O UI-Hotel tem cinco salas polivalent­es, adaptáveis tanto para o atendiment­o de serviços de restauraçã­o como para reuniões de trabalho. A unidade está equipada com uma cozinha industrial, para confecção de pratos de culinária chinesa e portuguesa, tendo em conta a explosão de turistas e de homens de negócio, que acorrem frequentem­ente à cidade petrolífer­a do Soyo.

O hotel coloca à disposição do público da cidade do Soyo e não só um ginásio com equipament­o moderno, quatro salas de massagem e um parque de estacionam­ento para 80 viaturas.

 ?? JOAO MAVINGA | SOYO ?? Parte frontal do novo hotel inaugurado pelo secretário de Estado da Hotelaria e Turismo
JOAO MAVINGA | SOYO Parte frontal do novo hotel inaugurado pelo secretário de Estado da Hotelaria e Turismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola