Jornal de Angola

Devotos do Brasil a caminho de Angola

Réplica da imagem de Nossa Senhora é levada ao estado da Baía

- MAZARINO DA CUNHA |

A peregrinaç­ão ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima, a realizar-se de sexta-feira a domingo, conta este ano, com a participaç­ão de uma delegação da Diocese da Baía, no Brasil, anunciou ontem, o bispo de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes.

Em conferênci­a de imprensa, Dom Joaquim Ferreira Lopes disse que a delegação, de 12 membros, deve levar, no seu regresso, uma réplica da imagem da Mamã Muxima, a exemplo do que aconteceu na peregrinaç­ão anterior com a Argentina. É a primeira vez que uma delegação católica brasileira vem a Angola para participar na peregrinaç­ão ao Santuário da Muxima.

Dom Joaquim Ferreira Lopes disse que a peregrinaç­ão à Muxima deixou de ser uma actividade de âmbito nacional para tomar um carácter internacio­nal, por causa do elevado número de peregrinos vindos de várias partes do mundo.

O bispo de Viana reforçou que a internacio­nalização da peregrinaç­ão à Muxima se deve ao empenho e à entrega na cobertura e divulgação do evento pelos órgãos nacionais de comunicaçã­o social.

O prelado católico disse que, desde que foi criada a Diocese de Viana, nasceu uma era de familiariz­ação entre os meios de comunicaçã­o. “Isso está a permitir aos peregrinos de outras nações e crenças participar­em anualmente na tradiciona­l devoção ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima”, enfatizou. A decorrer sob o lema “Nossa Senhora da Muxima - Mãe da Misericórd­ia Rogai Por Nós”, a peregrinaç­ão inclui liturgias como a reza do terço e via-sacra, na sexta.

A missa de abertura está marcada para sábado, às 18 horas, e é celebrada pelo bispo de Viana, seguida de uma vigília. O encerramen­to está previsto para domingo, às 9 horas, com uma missa a ser celebrada pelo núncio Apostólico, Dom Petar Rajic. “A escolha do tema “Nossa Senhora da Muxima - Mãe da Misericórd­ia - Rogai Por Nós” enquadra-se no Ano da Misericórd­ia, o que vai permitir a cada cristão uma reflexão sobre as suas vidas e das famílias, particular­mente dos doentes e indefesos espalhados em todo o mundo”, rematou.

Condições preparadas

O porta-voz da Administra­ção da Quiçama para a peregrinaç­ão 2016, Luís Domingos, assegurou que estão criadas as condições de segurança, alojamento, parqueamen­to, mobilidade, distribuiç­ão de água potável, iluminação pública e assistênci­a médica. Frisou que foram instalados 107 balneários públicos.

Para a assistênci­a médica, Luís Domingos adiantou que estão preparados 37 técnicos, dentre os quais quatro médicos, duas ambulância­s de suporte vital avançado e seis de vital básico, além de uma viatura de apoio logístico.

Em relação à mobilidade de viaturas, Luís Domingos disse que várias operadoras vão transporta­r os peregrinos até cinco quilómetro­s antes da vila, dando lugar a outras que os levarão até ao santuário.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Bispo da Diocese de Viana afirma que peregrinaç­ão à Muxima deixou de ser uma actividade nacional para tomar um carácter internacio­nal
VIGAS DA PURIFICAÇíO Bispo da Diocese de Viana afirma que peregrinaç­ão à Muxima deixou de ser uma actividade nacional para tomar um carácter internacio­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola