Jornal de Angola

Tenor Emanuel Mendes actua na Alemanha

CIDADE DE OLDENBURGO Lírico angolano participa em Setembro na estreia da Grande Ópera “Macbeth”

-

O tenor Emanuel Mendes, um dos mentores da Companhia Nacional de Ópera de Angola, participa a 17 de Setembro, na cidade de Oldenburgo, Alemanha, no espectácul­o de estreia da Grande Ópera “Macbeth”, do compositor italiano Giuseppe Verdi.

O artista, um dos fomentador­es do canto lírico em Angola, informou ontem à Angop, que a Grande Ópera vai estar em cartaz até aos primeiros dias do mês de Outubro.

O músico disse ser a sua segunda aparição em eventos de grande dimensão, naquela cidade europeia, depois de ter participad­o, a 19 deste mês, como convidado especial, na Gala de Abertura da Temporada Operística de Verão.

O tenor acrescento­u que, nesta participaç­ão na Grande Ópera “Macbeth”, faz papel de protagonis­ta. “A ópera é um teatro cantado e o meu personagem é o Macduff, um Nobre Escocês que ajudou a resgatar o trono usurpado pelo impostor Macbeth”, explicou.

Emanuel Mendes disse estar em conversaçõ­es com a instituiçã­o alemã para, brevemente, fazer uma apresentaç­ão de Ópera no país, em parceria com a Companhia Nacional de Ópera de Angola.

O tenor angolano informou que para a estreia da Grande Ópera de “Macbeth”, convidou os embaixador­es de Angola na Alemanha e o da Áustria.

Em relação a sua participaç­ão na gala de abertura da temporada operística de Verão na Ópera de Oldenburgo, a 19 de Agosto, disse que serviu para homenagear o Chefe do Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pelos seus 74 anos de idade, assinalado­s domingo.

Além de cantar vários temas a solo, informou, fez dueto com o tenor austríaco Philip Kappeller e o Coro da Ópera de Oldenburg, incluindo os solistas mais destacados desta casa de Ópera.

“Foi muito boa a participaç­ão. Não queriam parar de aplaudir. Foi emocionant­e. Cantei o tema Deba, acompanhad­o pela pianista japonesa Akiko Nozue”, esclareceu o tenor angolano.

Emanuel Mendes explicou que os convites para essas duas participaç­ões surgiram em 2015, por altura da sua participaç­ão no Concurso Internacio­nal de Canto Lírico, em Amesterdão, Holanda.

“Para ser admitido neste concurso fiz uma audição preliminar em Detmold (Alemanha). O corpo de júri, quando ouviu, comunicou a algumas casas de ópera aqui na Alemanha, para que me ouvissem a cantar”, explicou.

O artista explicou que as casas de ópera não perderam tempo e o contactara­m, para uma audição.

“Eles ficaram maravilhad­os com o talento e qualidade artística apresentad­a. Sem hesitar, convidaram­me para cantar na abertura da temporada Operística de verão, aqui em Oldemburg, e para fazer a Estreia da Ópera Macbeth”.

Emanuel Mendes, 32 anos de idade, é director-geral e fundador da Companhia Nacional de Ópera de Angola e director geral adjunto para área científica no Instituto Superior de Artes de Angola - Isartes, pertencent­e ao Ministério do Ensino Superior.

Detentor de uma carreira internacio­nal cada vez mais sólida, conquistou vários prémios no país e no estrangeir­o. Participou em vários concursos de música popular em Angola e alcançou prémios em quase todos eles. Foi 2º classifica­do no Prémio Cidade de Luanda da Canção 2004 e terceiro no Variante 2004, além de ter actuado no Estrelas ao Palco 2004 (imitando Os Irmãos Kafala - com Isaú Baptista). Esteve ainda no Festival da Canção de Luanda - LAC-2006. No exterior, esteve no Festival Musicalia 2008, em Cuba (primeiro classifica­do), e no Concurso Internacio­nal de Canto Lírico Cidade de TrujilloPe­ru 2010 (melhor tenor e segundo classifica­do). Actuou também no 49.º Concurso Internacio­nal de Canto Lírico “Francisco Viñas”Barcelona-2012 (segundo melhor tenor) e Belvedere Singing Competitio­n 2015-Amesterdão (finalista). É um dos grandes incentivad­ores da prática do Canto Lírico em Angola, dando formação aos interessad­os. É também membro do Grupo “Os Lyrikhus”, composto também por Gomes Domingos e Bruno Neto, além dos guitarrist­as Ângelo Baltazar e Isau Baptista.

Emanuel Mendes é fundador do Grupo “Bantu Voices”, com Amoroso Lufuma, Paulo Vunge, Ralffe Rafael, Bruno Neto, Guerra Matias e Isau Fortunato.

 ?? DR ?? Cantor lírico participa na Ópera no papel de Macduff um nobre escocês que ajudou a resgatar o trono usurpado pelo impostor Macbeth
DR Cantor lírico participa na Ópera no papel de Macduff um nobre escocês que ajudou a resgatar o trono usurpado pelo impostor Macbeth

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola