Jornal de Angola

Contos da região Sul retratados em telas

Artista plástico Ângelo Júlio expõe quadros de pintura na galeria Tamar Golan

- ROQUE SILVA |

As histórias, usos e costumes dos povos de algumas províncias da região do Sul de Angola são retratados na exposição “Um pouco disto... E daquilo”, do artista plástico Ângelo de Carvalho, a ser inaugurada amanhã, a partir das 18 horas, na galeria Tamar Golan, na Baixa luandense.

A mostra reúne 20 quadros inéditos com imagens que representa­m contos populares, o quotidiano, estilo de vida e tradição dos povos do Sul de Angola, com maior incidência para a população do Cuanza Sul.

As informaçõe­s transporta­das nas telas foram recolhidas em pesquisas e investigaç­ões em algumas localidade­s das províncias referencia­das, disse o pintor para quem foi possível um trabalho aturado, o qual permitiu observar a realidade dos povos e recolher informaçõe­s das autoridade­s tradiciona­is e de residentes.

Os quadros traduzem-se numa viagem ao Sul do país. Através deles, pode conhecer-se um pouco mais sobre aquela região. “O que trago para a exposição tem como base o que fui escutando e vendo num período dedicado à recolha de informação sobre o dia-a-dia daqueles povos.”

A mostra traz igualmente aspectos da tradição e cultura do Gabão, Senegal e de ilhas, como o Haiti, idênticas a algumas regiões de Angola, como as paisagens e modos de vida.

A exposição traz um conjunto de expressões artísticas que discorrem pelo abstracto, paisagismo e figuras humanas, em preto e branco, com retratos de líderes mundiais, nacionalis­tas e activistas cívicos que lutaram para relevantes causas sociais, nas quais destacamse Nelson Mandela, Che Guevara e Martin Luther King.

Quanto ao título da exposição, “Um pouco disto... E daquilo”, o artista explicou ser motivado pela variedade de assuntos retratados, expressões artísticas e de técnicas usadas na produção das telas.

“Um pouco disto... E daquilo” é a XII exposição individual do artista plástico. Ângelo de Carvalho trabalhou com óleo sob madeira, sob tela e técnica mista (vários materiais convencion­ais e não só), que resultam da satisfação do interesse e do objectivo do artista.

Ângelo de Carvalho foi o grande vencedor da VIII edição do Prémio Ensa´Arte, realizada em Abril, ao arrecadar os troféus referentes 1º lugar do Grande Prémio de Pintura e ao Prémio Especial Província em Pintura, em representa­ção do Cuanza Sul, com as obras “Luanda cosmopolit­a salada mista” e “Lá... nas bandas”, respectiva­mente. A proeza no referido concurso começou em 2010, quando lhe foram atribuídos os troféus do e 2º Prémio de Pintura e o Prémio Província, sendo que dois anos depois venceu o “1º Prémio de Pintura”. Ganhou o Prémio Provincial de Cultura e Artes, em 2013.

No seu curriculum, constam troféus conquistad­os no exterior, a designar o Grande Prémio de Pintura no Festival Provincial da Federação de Estudantes Universitá­rios de Cuba, em 1997 (até hoje o único estrangeir­o a vencer), que, consequent­emente, o catapultou à consagraçã­o do Grande Prémio de Pintura no Festival Nacional Artístico da Federação de Estudantes Universitá­rios de Cuba, realizado no mesmo ano em Santiago de Cuba. Ângelo de Carvalho participou, em 2015, na I Bienal “Pueblos em Resistênci­a”, em Caracas/Venezuela. O artista realizou a sua primeira exposição individual na Galeria Municipal de San Cristobal, em paralelo com a sua formação superior, no Instituto Superior de Pedagogia, de Pinar Del Rio, pela Faculdade de Belas Artes, em Cuba, Nessa época, o angolano realizou um feito único: o de ter sido o único artista estrangeir­o a participar num dos salões de Pintura de Pinar Del Rio.

Ângelo de Carvalho frequentou, aquando da sua formação superior, um atelier de livre criação, palco onde conheceu o mestre Pedro Pablo Oliva, um dos artistas mais sonantes da pintura contemporâ­nea cubana. O pintor angolano rumou para Cuba em 1984, onde começou por concluir os estudos secundário­s benefician­do de uma bolsa de estudo.

 ?? DR ?? Mostra reúne um conjunto de quadros inéditos de pintura com imagens que representa­m contos populares e a tradição dos povos do Sul do país
DR Mostra reúne um conjunto de quadros inéditos de pintura com imagens que representa­m contos populares e a tradição dos povos do Sul do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola