Jornal de Angola

Festival de música da UnIA distingue músicos nacionais

- MÁRIO COHEN |

A Rádio UnIA da Universida­de Independen­te de Angola realiza, no dia 25 de Setembro, às 19h00, em Luanda, no Link Space, a gala final do Festival de Música Vozes de Angola, denominado “Talentos Que Cantam Relíquias do País”.

O vencedor do festival é encontrado de um leque de oito concorrent­es, depois das galas do dia 11 e 18 de Setembro, cabendo ao grande vencedor um valor monetário não avançado pela organizaçã­o, um curso de música e ser agenciado por uma produtora de renome no mercado nacional.

O festival tem como objectivo valorizar o património musical e eternizar nomes da música urbana popular, disse ao Jornal de Angola, Osvaldo Moreira, da organizaçã­o da iniciativa, tendo acrescenta­do que a iniciativa serve também para comemorar os três anos de existência da Rádio UnIA.

Entre os músicos que contribuír­am para o desenvolvi­mento da música urbana popular a serem homenagead­os no festival, destacam-se os nomes de Elias dya Kimuezo, Teta Lando, André Mingas, Artur Nunes, Rui Mingas, David Zé, Lourdes Van-Dúnem, Belita Palma, Barceló de Carvalho “Bonga”, Waldemar Bastos, Filipe Mukenga, Carlos Lamartine, Zé do Pau, Carlos Burity e Os Kiezos.

O festival é um projecto que visa, também, a descoberta de novos talentos, no qual os candidatos interpreta­m clássicos da música angolana. As semi-finais vão ser realizadas no dia 11 Setembro, às 19h00, no Link Space, com a participaç­ão de 15 concorrent­es, nas quais ficam apurados 12 candidatos para a final do festival “Talentos Que Cantam Relíquias do País”.

No dia 18, os 12 candidatos participam, à mesma hora e local, nas meias-finais do festival, interpreta­ndo temas de Teta Lando, Elias dya Kimuezo, Carlos Lamartine e de Filipe Mukenga, em que são apurados oito finalistas.

Além da actuação dos finalistas, a gala final do festival “Talentos Que Cantam Relíquias do País” vai contar com a participaç­ão de artistas que estão no auge das carreiras artísticas, para abrilhanta­rem a noite e passarem as suas experiênci­as musicais aos músicos estreantes.

Osvaldo Moreira disse, ao comemorar o terceiro aniversári­o da rádio UnIA, que os fazedores da arte de cantar devem ser, sempre, homenagead­os por tudo o que fizeram em prol da cultura nacional, em particular da música.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola