Jornal de Angola

Hamilton pede a Alonso para ficar

-

O fim-de-semana não foi apenas marcado pela corrida dinâmica que tivemos no domingo com a vitória de Nico Rosberg, mas também com a revelação de Fernando Alonso de que, se não houver melhorias na Formula 1 no geral, ele pode abandonar a sua carreira de 15 anos, no final da próxima época.

O piloto bicampeão do mundo que foi considerad­o, pela maior parte dos críticos mundialmen­te, como o “piloto do dia” na Bélgica, após uma brilhante corrida que o tirou do último lugar para o “top” 5 (num arranque onde conseguiu ganhar 10 lugares) e depois terminou em sétimo lugar, numa pista onde a McLaren claramente não tinha capacidade de lá estar, disse na quinta-feira passada durante uma entrevista que “eu acho que se os carros forem novamente divertidos de se conduzir, provavelme­nte ficarei por mais tempo e conduzirei mais anos na Formula 1, mas se os carros continuare­m a dar-me o sentimento que venho a ter nos últimos anos, irei provavelme­nte parar.”

O piloto da McLaren-Honda tem sido muito crítico nos últimos anos (com a introdução dos motores V6 e a nova regulament­ação) sobre a condução dos carros que já não exige tanto dos pilotos, tendo o carro maior vantagem. No entanto, numa entrevista dada pelo tricampeão do mundo e actual líder do campeonato, Lewis Hamilton, ao jornal espanhol “AS”, publicada ontem, considerou Alonso “um dos melhores pilotos de todos os tempos”, mas acredita que ele pode deixar a Formula 1 em breve. Quando lhe foi perguntado se Alonso poderia realmente abandonar a Formula 1, Hamilton respondeu: “É claro que sim. Ele tem 35 anos e já ganhou dinheiro suficiente. Já venceu corridas suficiente­s, tem experiênci­a suficiente, e já não precisa da Fórmula 1 para ser alguém”. No entanto, Hamilton também gostaria que Alonso continuass­e depois de 2017, quando expira o seu actual contrato, afirmando que “se ele deixar a F1 no final do próximo ano, e eu já não poder correr contra ele, seria uma pena, realmente uma pena” disse Hamilton.

O piloto inglês reforçou ainda que “não seria bom para este desporto e estaria a mandar a mensagem errada. A Fórmula 1 não era a mesma se Alonso não continuar.” “Eu continuo a achar que ele é um dos melhores pilotos actualment­e, eu sempre disse isso”, adicionou Hamilton. “Honestamen­te espero que a McLaren possa construir um carro para ele, que lhe permite ganhar novamente, e assim eu posso voltar a competir contra ele”, reforçou. Alonso está em 11.º lugar no campeonato, 202 pontos atrás de Hamilton, e com o ritmo de desenvolvi­mento da McLaren, que apesar de estar claramente a crescer, Alonso não sobe ao pódio desde 2014. Hamilton e Alonso depois de passarem por uma época controvers­a em 2007, quando foram colegas de equipa na McLaren, criou um grande respeito mútuo entre ambos, e das várias vezes quando perguntado­s em entrevista quem era o piloto que mais respeitava­m nos últimos anos, a resposta foi sempre a mesma: “Hamilton” no caso de Alonso... e “Alonso” no caso de Hamilton. Existe claramente um grande respeito entre ambos, considerad­os por muitos os dois melhores pilotos da actualidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola