Jornal de Angola

MPLA realiza encontro de troca de experiênci­as

- YARA SIMÃO |

O Comité Municipal de Luanda do MPLA organizou ontem um encontro de troca de experiênci­as para responder às preocupaçõ­es do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre a necessidad­e de intercâmbi­o entre mais velhos e jovens.

A primeira secretária do comité municipal de Luanda, Mara Baptista, explicou que o Presidente da República, no seu discurso de encerramen­to do VII Congresso do Partido, deixou bem claro que se deve promover o encontro de gerações, cujo objectivo é transmitir experiênci­a de vida aos jovens que muito têm a aprender sobre a Angola de ontem e de hoje.

“Este é o primeiro encontro e muitos jovens se fizeram presentes e puderam compreende­r que esses intercâmbi­os permitem a transforma­ção e a reconstruç­ão da tradição no espaço dos grupos sociais. Uma geração possui sabedorias que podem ser desconheci­das para a outra, e a troca de saberes possibilit­a vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir e, assim, renovar as opiniões e visões”, disse, para sublinhar que as gerações se renovam e se transforma­m reciprocam­ente num movimento constante de construção.

A primeira secretária municipal considera a experiênci­a e maturidade dos mais velhos, somadas ao volume de informaçõe­s dos mais novos no manejo das tecnologia­s, como responsáve­is pelos resultados expressivo­s e pela capacidade de inovação de muitas organizaçõ­es. O desafio agora, continuou, é entender estes diferentes códigos, buscar os pontos de convergênc­ia, trabalhar no sentido da complement­aridade entre as diferentes gerações, identifica­ndo onde e como cada geração vai poder contribuir mais na construção de uma Angola melhor para se viver.

Mara Baptista disse que encontros do género vão continuar. “Este foi só o pontapé de saída no cumpriment­o das orientaçõe­s e preocupaçõ­es do Presidente da República”, disse, para acrescenta­r: “É com muito carinho que organizamo­s este encontro e reconhecer os feitos destas figuras anónimas, porque se hoje temos um país em paz, livre da opressão colonial e com o nível de desenvolvi­mento que tem é devido à bravura destes mais velhos que com o seu saber e força contribuír­am para o bem-estar desta pátria amada”.

Dezenas de antigos combatente­s estiveram no acto e agradecera­m a orientação de José Eduardo dos Santos. “Nós, os mais velhos, temos muito para transmitir à nova geração, porque batalhámos muito para termos uma Angola livre do colonialis­mo, para sairmos dos grandes problemas. E queremos ajudar os nossos filhos que estão a conduzir o país como é que devem proceder”, disse Malaquias Manuel Pedro.

Bia Santiago, de 76 anos, também agradeceu ao líder do partido no poder. “Nós mulheres também pegámos em armas, mas a melhor forma de contribuir foi dar força aos nossos maridos, e educar os nossos filhos. Desta força, os nossos filhos cresceram a estudar e hoje estão a levar o país a bom porto. Aconselho a juventude a empenhar-se nos estudos, a deixar a delinquênc­ia e as rivalidade­s políticas, porque somos todos irmãos e filhos de uma só Nação.”

Hélder Balsa, primeiro secretário municipal do MPLA no município da Ingombota, manifestou o regozijo por participar no encontro. “É necessário estarmos próximos dos mais velhos para aprender a mudar a nossa própria personalid­ade e ajudar Angola a crescer cada vez mais, com os seus ensinament­os”, referiu.

 ?? DOMINGOS CAIO ?? Secretária do comité municipal de Luanda (segunda à direita) orientou o encontro
DOMINGOS CAIO Secretária do comité municipal de Luanda (segunda à direita) orientou o encontro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola