Jornal de Angola

Nobel da Literatura reedita obra de estreia

-

O livro “A guerra não tem rosto de mulher”, de Svetlana Alexievich, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2015, chega, hoje, ao mercado português, sendo um dos lançamento­s da Elsinore, do grupo 20|20 Editora.

“A guerra não tem rosto de mulher” marcou a estreia literária de Svetlana Alexievich em 1985 e a edição que chega agora pela primeira vez a Portugal, com tradução de Galina Mitrohovit­ch, é de 2002, rescrita e aumentada pela autora bielorruss­a, de 68 anos. O livro é o resultado de quatro anos de pesquisas e entrevista­s a dezenas de mulheres, com Svetlana Alexievich a mostrar a perspectiv­a das que participar­am na II Guerra Mundial.

Este é também o primeiro de cinco livros de um projecto literário intitulado “Vozes da Utopia”, que a escritora desenvolve­u em torno da ex-União Soviética (URSS), mas num registo polifónico, a partir da perspectiv­a de dezenas de histórias individuai­s.A série inclui ainda “O fim do homem soviético”, editado em 2015, pela Porto Editora, e “Vozes de Chernobyl”, já lançado pela Elsinore.

A editora portuguesa anunciou a publicação para 2017 dos restantes volumes, “As últimas testemunha­s” e “Rapazes de zinco”. Entre os próximos lançamento­s da Elsinore estão dois romances de estreia. Em Setembro sai “O luto é uma coisa com penas”, do autor britânico Max Porter, e no final de Outubro é publicado “Yoro”, da escritora espanhola Marina Perezagua. “O que não é teu não é teu”, colectânea de contos da autora nigeriana Helen Oyeyemi, e o romance “Anatomia de um soldado”, escrito a partir da experiênci­a pessoal do ex-militar Harry Parker, que perdeu as duas pernas ao serviço do exército inglês, também saem em Portugal, com o selo da Elsinore.

 ?? AFP ?? A autora do livro Svetlana Alexievich
AFP A autora do livro Svetlana Alexievich

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola