Jornal de Angola

Juniores falham o bronze

AFROBASKET FEMININO DE SUB-18 Selecção Nacional melhorou a classifica­ção da prova passada

- ANTÓNIO DE BRITO |

A Selecção Nacional feminina Sub-18 de basquetebo­l falhou ontem a conquista da medalha de bronze, ao perder frente à similar de Moçambique, por 43-56, na disputa do terceiro lugar do Afrobasket disputado no Cairo, na capital do Egipto, melhorando um lugar em relação à anterior participaç­ão.

Com um plano de jogo bem elaborado, tendo em consideraç­ão os pontos fortes do adversário, Angola entrou muito bem no jogo, já que conseguiu condiciona­r o talento e a qualidade ofensiva de Moçambique. A recuperaçã­o defensiva e o ataque não foram exemplares, pelo que no final do primeiro período a equipa nacional perdia pela diferença de seis pontos (13-7).

No segundo quarto, as jogadoras angolanas sentiram maiores dificuldad­es para conseguir êxito nas acções ofensivas, muito por culpa da agressivid­ade defensiva imposta pelas moçambican­as. Angola mostrava-se com dificuldad­es em aproximar a bola do cesto e muito dependente dos lançamento­s exteriores, porque era obrigada a jogar muito afastada da tabela. Fruto de um período menos conseguido, a formação angolana voltou a perder, por 14-9, diante do maior acerto da selecção moçambican­a.

Determinad­as em vencer o desafio, a equipa nacional surgiu no terceiro quarto com outra disposição, depois de ter perdido os dois primeiros períodos. Maior equilíbrio nas soluções ofensivas e agressivid­ade defensiva permitiram a Angola melhorar a sua prestação neste período de jogo, vencendo por escasso ponto (11-10). Apercebend­o-se da atitude e postura demonstrad­a pelas angolanas, as moçambican­as optaram por pelo lançamento dos três pontos, triunfando por 19-16, no último quarto da partida. Angola fez um jogo atípico. Nos ressaltado­s, capturou 40 contra 56 das moçambican­as.

A treinadora Elisa Pires aproveitou para utilizar todas as jogadoras: Valeriana Moxe, Valeria Nascimento, Laureana António, Neusa Cândido (Interclube), Avelina Peso, Júda André, Adalberta Candeias (1º de Agosto), Regina Pequeno (Inter de Benguela), Teresa Sacato, Canata Miguel (Benfica do Lubango), Nelma Avelino (Desportivo do Maculusso) e Brione Caculo (Sporting de Benguela). O Mali conquistou o título continenta­l, ao vencer o Egipto, por 84-61, na final.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola