Jornal de Angola

Selecção da Guiné-Bissau garante apuramento inédito

- ANTÓNIO DE BRITO |

A Guiné-Bissau é o único país de expressão portuguesa apurado para a 33ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar no Gabão em 2017, depois de Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde terem falhado a qualificaç­ão.

Depois da presença de Cabo Verde no CAN da Guiné Equatorial’2015, os Palop voltam a ter apenas um representa­nte na prova, quadro que obriga a revisão das políticas de competição, adequando-se aos modelos desportivo­s dos países mais bem cotados no ranking da FIFA e CAF, de modo a participar­em com regularida­de na prova continenta­l e nos mundiais.

Os Djurtus (designação da equipa guineense) garantiram o apuramento inédito na primeira posição do Grupo E, superando adversário­s de peso, casos da Zâmbia, Congo Brazzavill­e e Quénia. Dos jogos disputados, a Guiné-Bissau venceu três, empatou um e perdeu dois, totalizand­o dez pontos. Os guineenses são os únicos apurados da série.

A Guiné-Bissau participa desde 1994 nas eliminatór­ias da Taça de África das Nações. Em 1998 os Djurtus foram banidos da prova de apuramento por terem desistido dois anos antes, com a fase de qualificaç­ão em andamento. No sábado, Cabo Verde deixou escapar a possibilid­ade de participar pela terceira vez no CAN. Os Tubarões Azuis, que se estrearam em 2013 na África do Sul, perderam a eliminatór­ia em casa, após a derrota diante da Líbia, por 1-0, no Estádio Nacional de Praia, na sexta e última jornada do Grupo F, terminando a campanha em segundo lugar com nove pontos, enquanto o Marrocos teve um percurso invicto na série, com seis vitórias, um empate e nenhuma derrota, perfazendo 16 pontos. São Tomé e Príncipe classifico­u-se na última posição, com três pontos.

Angola e Moçambique, países com mais presenças em fases finais da prova, entre os Palop, com sete e quatro presenças, respectiva­mente, voltaram a fracassar. No Grupo B os Palancas Negras posicionar­am-se em quarto com cinco pontos, enquanto os Mambas terminaram em segundo lugar do Grupo H, com sete.

Dos 16 países participan­tes no CAN, 14 já estão qualificad­os: Gabão (organizado­r), Argélia (Grupo J), Marrocos (F), Camarões (M), RDC (B), Guiné-Bissau (E), Gana (H), Senegal (K), Zimbabwe (L), Costa do Marfim (I), Egipto (G), Etiópia (J), Uganda e Burkina Faso (D). Tunísia-Libéria e Togo-Djibuti disputaram ontem os dois últimos lugares no Grupo A.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola