Jornal de Angola

Empresa pública expande serviços

APÓS COLOCAÇÃO EM ÓRBITA DO SATÉLITE

- RODRIGUES CAMBALA |

A empresa de telecomuni­cações por satélite Infrasat, uma unidade de negócios da Angola Telecom, vai expandir os seus serviços para os países da África Subsariana, após o lançamento em órbita do satélite angolano Angosat, que está previsto para o próximo ano. O director-geral da Infrasat, Diogo de Carvalho, disse que esta intenção decorre do apelo do Executivo para as empresas angolanas serem mais criativas.

A empresa de telecomuni­cações por satélite Infrasat, uma unidade de negócios da Angola Telecom, vai expandir os seus serviços para os países da África Subsariana, após o lançamento em órbita do satélite angolano Angosat, que está previsto para o próximo ano.

O director-geral da Infrasat, Diogo de Carvalho, que falava à imprensa por ocasião do oitavo aniversári­o da empresa, disse que esta intenção decorre do apelo do Executivo para a necessidad­e das empresas angolanas serem mais criativas na captação de novos mercados e com isso contribuír­em para a diversific­ação da economia.

Sobre as acções previstas, Diogo de Carvalho indicou a melhoria da cobertura do sinal das operadoras de telefonia móvel e fixo, disponibil­ização do serviço de Internet, sobretudo para as regiões mais recônditas, e assegurar a transmissã­o de dados para grandes corporaçõe­s, alargando o serviço de telefonia rural com custos acessíveis.

Em termos de receitas, a Infrasat arrecadou no ano passado 27 milhões de dólares americanos, resultante­s dos serviços de voz, transmissã­o de dados, Internet e vídeo.

“O investimen­to que fazemos nos nossos serviços é sempre em função daquilo que produzimos”, disse o responsáve­l. A empresa foi criada para colmatar a grande carência que se vivia em termos de comunicaçõ­es e de infra-estruturas com tecnologia no interior do país. Diogo de Carvalho disse também que a Infrasat trabalha com tecnologia de ponta de vários provedores de satélites.

O director garante que a eficácia do desenvolvi­mento da empresa tem sido possível graças ao investimen­to feito na tecnologia de última geração e nos recursos humanos, constituíd­a na sua maioria por jovens.

Com aproximada­mente 100 trabalhado­res, incluindo dois expatriado­s, a empresa já foi galardoada pela Expotic e a nível internacio­nal pela sul-africana GSM Operation. No seu aniversári­o, a Infrasat apresentou uma nova identidade corporativ­a e alterou o seu slogan, passando agora a ser “comunicaçõ­es sem limite”. Sem citar o número e os principais clientes, Diogo de Carvalho disse que nas comunidade­s de difícil acesso e sem infra-estruturas de comunicaçõ­es, foram instaladas tecnologia­s para utilização do produto Liga-Liga, que permite ligações telefónica­s para todo o país e o resto do Mundo.

O coordenado­r da Comissão de Gestão da Angola Telecom, Manuel António, disse que a Infrasat é uma unidade da Angola Telecom exemplar, que tem gerado resultados operaciona­is e cumprido com o seu papel.Manuel António afirmou que, para passar a assumir o lugar de terceira operadora móvel, depende do Executivo, pois, se acontecer , “vai ser muito bom para a empresa, porque é uma tecnologia muito rentável para os operadores que se dedicam a esta actividade”.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Satélite vai servir os Estados vizinhos
DOMBELE BERNARDO Satélite vai servir os Estados vizinhos
 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Diogo de Carvalho (à direita) garante melhorias significat­ivas no sinal das operadoras de telefonia móvel com o lançamento do satélite
DOMBELE BERNARDO Diogo de Carvalho (à direita) garante melhorias significat­ivas no sinal das operadoras de telefonia móvel com o lançamento do satélite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola