Jornal de Angola

Centro ecológico do Huambo lança revista de investigaç­ão

Primeira edição faz abordagens sobre os últimos grandes avanços tecnológic­os

- TATIANA MARTA |

A primeira revista de investigaç­ão científica, editada em português, produzida pelo Centro Ecológico Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), foi colocada no mercado, na cidade do Huambo.

A obra foi lançada numa cerimónia prestigiad­a por membros do governo, investigad­ores, académicos e estudantes universitá­rios e conta com 64 páginas.

Numa primeira fase, estão disponívei­s cinco mil exemplares da revista científica, explicou Joaquim Laureano, director da CETAC.

O lançamento enquadra-se nas actividade­s que o centro realiza anualmente, para divulgar os principais avanços científico­s, apresentaç­ão de artigos e temas de pesquisa levados a cabo pelo CETAC, durante um ano de trabalho.

Para a publicação da revista, cujos trabalhos de recolha de dados tiveram início em 2013, foi feito um estudo comparativ­o sobre a fauna de duas áreas do Huambo: a estufafria, na cidade, e a Lufefena, situada na periferia da mesma, para destacar a sua importânci­a como zonas que devem ser protegidas.

A revista está constituíd­a pelos trabalhos de investigaç­ão “Estudo da Riqueza e Abundância de Aves em Dois Ecossistem­as do Huambo”, “Caracteriz­ação e Avaliação da Degradação de Nascentes no Huambo e Cutato (Bié)”, “Evolução das Temperatur­as Máximas e Mínimas no Huambo Durante os Últimos 30 Anos”, “Caracteriz­ação de um Ecossistem­a Florestal do Samboto” e “Evolução da Precipitaç­ão na Província do Huambo”.

Para a conclusão da revista, salientou, foram investigad­os 35 nascentes e seus afluentes, um trabalho que teve o objectivo de identifica­r física e biologicam­ente a qualidade das suas águas e identifica­r os recursos valiosos dos solos. O director considerou o CETAC como incentivad­or de trabalhos de investigaç­ão aplicada na interface entre a ecologia tropical e as alterações climáticas, com vista a melhorar as condições de vida das populações urbanas e rurais e a redução da pressão sobre os recursos naturais.

O reitor da Universida­de José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões, considerou que a revista vai contribuir significat­ivamente para o desenvolvi­mento do sector da investigaç­ão e para a protecção do meio ambiente. O produto científico do CETAC vai ser, sem dúvida, um veículo fundamenta­l para a divulgação e participaç­ão de vários estudantes em diversas áreas académicas.

A obra constitui um marco importante na evolução do pensamento ecológico angolano, pois dota o país de uma estrutura de investigaç­ão, singular e essencial, para fazer face aos grandes problemas ambientais que teremos que enfrentar nos próximos anos.

 ?? FRANCISCO BERNARDO ?? A caracteriz­ação e a avaliação de rios das províncias do Huambo e do Bié são temas de artigos publicados na revista científica
FRANCISCO BERNARDO A caracteriz­ação e a avaliação de rios das províncias do Huambo e do Bié são temas de artigos publicados na revista científica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola