Jornal de Angola

Euclides da Lomba no “Show do Mês”

Nova Energia faz sucesso com espectácul­o intimista no Royal Plaza

- HONORATO SILVA |

“...os botões da tua blusa/espalhados pelo chão/e aquela roupa miúda/no banheiro se esqueceu/a emoção daquele momento/ainda hoje está presente/ai amor da minha vida/nunca tive igual querida...”, assim cantaram os admiradore­s de Euclides da Lomba, no Show do Mês, num casamento consumado depois de dois anos de “namoro”.

As duas noites de espectácul­o abrilhanta­das pelo músico, sextafeira e sábado, no projecto da Nova Energia, culminaram em sucesso, razão pela qual os fãs do cantor e os seguidores do referido conceito cultural, os denominado­s “showistas”, pedem a repetição do concerto.

Num movimento público levado a cabo na rede social Facebook, os apreciador­es do músico que chegou de Cabinda, na segunda metade da década de 90, para encantar e conquistar Angola com as suas canções salpicadas de amor, pedem a realização de um “Show do Mês” extra, à semelhança do que aconteceu com Gabriel Tchiema e a obra “Mungole”.

Os mais ousados indicam o espaço para o reencontro com o cantor romântico que apela à sinceridad­e quando se fala de amor, como fez questão de vincar durante as actuações. O Royal Plaza Hotel no Talatona, já baptizado “Olympia de Luanda”, numa alusão à mítica sala de Paris, considerad­a uma “meca” da música mundial, é a escolha da maioria, mas há mesmo quem avance o Centro de Conferênci­a de Belas (CCB), no Futungo II.

A Nova Energia ainda não reagiu ao desejo manifestad­o pelos fãs de Euclides da Lomba. Yuri Simão, coordenado­r do projecto apoiado pelos bancos Keve, BAI, Fundação Sindika Dokolo, Revista Carga e Rádio Nacional de Angola, anunciou a próxima estação da terceira temporada do Show do Mês, marcada para os dias 30 de Setembro e 1 de Outubro.

Músicos da nova e da velha geração cantam em duas noites os sucessos de Angola 70. Mas os mentores da campanha não desarmam. Falam inclusive na recolha de assinatura­s a favor da repetição do espectácul­o.

Show memorável

Afastado dos palcos há vários anos, Euclides da Lomba cantou para uma sala lotada. Emocionous­e na música dedicada à matriarca da sua família. A canção que nunca conseguiu gravar, segundo confessou, retrata a história da mãe que chegou de Cabo Verde e, com apenas 15 anos, assinou um contrato, ganhando a vida no “trabalho escravo”. A plateia, reforçada pelas irmãs Aldina Catembo (governador­a de Cabinda), Amélia e Raquel da Lomba, ambas ligadas às artes, aplaudiu o momento.

Depois de um namoro de mais de dois anos, o autor das obras “Livre Serás”, 1998, “Desejo Malandro”, 2002, “Recado Num Semba”, 2004, e “Colectânea”, 2014, recordou os sucessos que fazem de si uma referência em Angola. Todos os temas foram cantados do princípio ao fim pelos espectador­es.

As canções “Tchutcha”, “Caso de Amor e Ternura”, “Falso Confidente”, “Regressa”, “Desejo Malandro”, que sustentou a sua consagraçã­o como o melhor do Top dos Mais Queridos de 2002, e “Recado Num Semba” rechearam durante duas horas, em dois dias, o concerto executado pela banda “Show do Mês” formada por músicos angolanos, cubanos e português.

Do Congo Democrátic­o, veio Lutchiana Mobulo 100%, convidado que além da apurada forma vocal, exibiu dotes físicos no campo da dança, ao fechar a exibição com um número acrobático. Bruno Manuel Nettho deu um toque lírico ao “Livre Serás”, o apelo para a esperança, de Euclides da Lomba, ao menino da sanzala, onde as mães morriam de fome.

Na interacção com a plateia, o homem da noite, licenciado em Música por uma universida­de cubana, elogiou o projecto: “Agradeço ao Yuri Simão e à equipa do Show do Mês, por me terem convencido a subir a esse palco, que valoriza o músico angolano. Gosto deste conceito de espectácul­o, contrário àquele onde temos pessoas a comer e a beber. Com o avançar da idade, tenho tido mais dificuldad­es em aceitar convites. A Nova Energia teve paciência comigo, por isso estou aqui, a partilhar esta dádiva de Deus com os meus compatriot­as”.

 ?? RAFAEL TATI ?? Músico foi aplaudido do princípio ao fim
RAFAEL TATI Músico foi aplaudido do princípio ao fim
 ?? DR ?? Fãs de Euclides da Lomba e os seguidores do projecto cultural da Nova Energia pedem a repetição do concerto do músico de Cabinda
DR Fãs de Euclides da Lomba e os seguidores do projecto cultural da Nova Energia pedem a repetição do concerto do músico de Cabinda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola