Jornal de Angola

Colaborado­res cubanos reconhecem resultados

- DELFINA VICTORINO |

A coordenado­ra cubana do método “Sim eu posso”, inserido no programa de alfabetiza­ção entre os Governos de Angola e de Cuba, Penhate Castellão, reconheceu ontem, na cidade do Cuito, o elevado número de pessoas já alfabetiza­das nos últimos anos.

A representa­nte cubana no Bié do método “Sim eu posso” disse que periodicam­ente existe um coordenado­r de Cuba, que acompanha a execução do programa de alfabetiza­ção, dentro dos acordos entre os dois Governos.

Penhate Castellão acrescento­u que os representa­ntes cubanos fazem a preparação e assessoria de todos os facilitado­res e supervisor­es, incluindo a estrutura municipal e de todos os trabalhos ligados ao programa de alfabetiza­ção, como colaborado­res principais. Explicou que em 2007 teve início o programa para a eliminação de pessoas sem o conhecimen­to da escrita e leitura em Angola, acentuando que tem bons resultados. Salientou que são aplicados métodos de aprendizag­em que facilitam o processo de ensino em apenas 14 semanas, com demonstraç­ão de áudios e vídeos, para melhorar a percepção. Penhate Castellão assegurou que o televisor, o DVD e o aparelho de som são os principais meios do programa “Sim eu posso”, que dá possibilid­ade do aluno transitar para o módulo seguinte, em pouco tempo.

Na falta de energia, os facilitado­res encontram formas que permitem avançar com os módulos, para não retardar o processo, que é dividido em duas etapas: de Fevereiro a Julho e de Julho a Outubro.

Cada etapa deste programa possibilit­a o avanço de aprendizag­em dos alunos para a frequência de outras classes do ensino do Ministério da Educação. Em relação às condições existentes, afirmou que a escassez de energia eléctrica e painéis solares tem dificultad­o o processo na transmissã­o de conteúdos.

Os municípios do Chitembo e Cuemba são os que apresentam mais dificuldad­es na distribuiç­ão de energia eléctrica. Dentro dos próximos meses, estas localidade­s vão merecer especial atenção na execução do programa “Sim eu posso”, com a presença da delegação cubana e angolana, para assessoria e controlo deste processo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola