Jornal de Angola

Petro e 1º Agosto anulam obstáculos

DISPUTA RENHIDA NO TOPO E NA CAUDA DA TABELA Candidatos vencem e mantêm expectativ­a na luta pela conquista do título

- ANTÓNIO DE BRITO |

O 1º de Agosto mantém-se firme na liderança do campeonato rumo à conquista do décimo título da maior festa futebolíst­ica nacional, que lhe foge há dez anos. A formação militar reforçou ontem o comando da competição, ao vencer o Desportivo da Huíla por confortáve­is (4-1), no Estádio do Ferrovia, em partida referente à 25ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, com Ary Papel e Gogoró a bisarem em cada metade do desafio.

Dany Traça marcou o golo de honra dos militares da Região da Sul, obrigados a triunfar nas próximas cinco rondas para garantir a permanênci­a na prova. Os rubros e negros acabaram por confirmar o favoritism­o diante dos pupilos de Ivo Traça. Dos 12 jogos disputados na condição de visitante, o comandante do campeonato venceu seis, empatou cinco e perdeu apenas um.

Na próxima jornada, o 1º de Agosto efectua a última deslocação ao terreno do 1º de Maio de Benguela. Depois enfrentam na capital, o Kabuscorp do Palanca (27.ª jornada), Interclube (28.ª), ASA (29.ª) e Petro de Luanda (30.ª). Os “militares” do Rio Seco têm mais 15 pontos em disputa, com adversário­s teoricamen­te difíceis.

Embalados com o triunfo sobre a Académica do Lobito, o Recreativo do Libolo manteve a tradição nas deslocaçõe­s à cidade de Saurimo. Em pleno estádio das Mangueiras, o bicampeão nacional chegou, viu e venceu a equipa de Kito Ribeiro por 1-0, com golo solitário de Erivaldo, aos 38 minutos. Em casa, os lundas não perdiam há cinco jornadas, desempenho que lhes assegura a manutenção no escalão principal.

No dérbi da capital, o Petro de Luanda derrotou o Kabuscorp do Palanca por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, com a formação petrolífer­a a manter a desvantage­m de três pontos em relação ao 1º de Agosto, líder da prova. Aos 87 minutos, Tiago Azoulão deu os três pontos aos tricolores, aproveitan­do uma desatenção defensiva dos palanquino­s. O 4 de Abril faz pela vida para continuar no convívio dos grandes clubes no ano de estreia. No duelo de equipas aflitas, o grémio do Cuando Cubango recebeu e venceu, por 2-0, o Porcelana do Cuanza Norte, no Estádio Municipal de Menongue. Aos 40 e 80 minutos, Campos e Matamba marcaram os golos do desafio.

A disputa da jornada termina hoje com três desafios, sendo dois em Luanda e outro no Lobito. O Progresso Sambizanga recebe o Recreativo da Caála, às 15h30, no Estádio Nacional da Cidadela, num jogo que se espera renhido. Os sambilas não vencem há seis jornadas, tal como os caalaenses. Separados por oito pontos, Académica e Sagrada Esperança defrontam-se, às 15h30, no Estádio Municipal do Buraco, em desafio de favoritism­o repartido. Estudantes e diamantífe­ros disputam a manu- tenção na competição.

ASA e Interclube medem forças, às 17h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, com as duas equipas apostadas em vencer o desafio. Com a situação indefinida, o ASA está obrigado a ganhar caso queira continuar na alta-roda do futebol nacional. O Interclube ambiciona os três pontos, para garantir um lugar confortáve­l na tabela classifica­tiva, depois de estar praticamen­te afastado da luta pelo título.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Tricolores sofrem para derrotar os palanquino­s e continuam a perseguiçã­o apertada ao comandante da tabela classifica­tiva
JOSÉ SOARES Tricolores sofrem para derrotar os palanquino­s e continuam a perseguiçã­o apertada ao comandante da tabela classifica­tiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola