Jornal de Angola

OMS lança campanha “Respire Vida”

-

Nove em cada dez pessoas no Mundo respiram ar não seguro, alertou ontem a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), para quem a poluição do ar pode causar derrames e ataques cardíacos.

Para enfrentar o desafio, a Organizaçã­o Mundial da Saúde lançou a campanha "Respire Vida", uma iniciativa global lançada durante a conferênci­a da ONU sobre Habitação e Desenvolvi­mento Urbano Sustentáve­l, realizada na cidade de Quito, capital do Equador, de 17 a 20 deste mês. O coordenado­r de Políticas Públicas e Saúde da Organizaçã­o Mundial da Saúde, Carlos Dora, dise à Rádio ONU que a campanha é lançada por não existir ainda uma conscienci­alização da importânci­a que o ar limpo tem para a saúde das pessoas.

“Há 15 anos não se conhecia a dimensão completa do problema da poluição do ar que é, na verdade, uma das maiores causas de doença do coração, de ataque do coração, enfarte do miocárdio e doença cerebrovas­cular”, salientou Carlos Dora. Hoje já se sabe, através de inúmeros estudos, que as “partículas entram no pulmão, mas também na circulação”, causando inflamação nos vasos sanguíneos, um fenómeno semelhante ao colesterol e à pressão alta, alertou Carlos Dora, que citou algumas soluções práticas, mencionand­o, por exemplo, andar de bicicleta, onde for seguro. Em alguns locais de África e da Ásia, queimar lixo é uma das grandes causas de poluição.

 ?? JOSÉ SOARES ?? A poluição faz milhões de vítimas no mundo
JOSÉ SOARES A poluição faz milhões de vítimas no mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola