Jornal de Angola

“Diferenças iguais” no Instituto Camões

- MANUEL ALBANO |

“Diferenças iguais” é o título da exposição individual de pintura da artista plástica Isabel Baptista, a ser inaugurada hoje, pelas 18h30, no Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

A exposição, que fica patente até ao dia 18 de Novembro, reúne um conjunto de trabalhos que recorrem à intensidad­e da cor e à fluidez do traço para transmitir sentimento­s, emoções e intenções, procurando afastar males e dores no mundo actual, de acordo com a autora.

Em “Diferenças iguais”, Isabel Baptista procura fazer uma reflexão sobre o choque de culturas geracionai­s ocorrentes em sociedade mais conservado­ras e modernas, cujo propósito é ajudar a compreende­r as semelhança­s culturais comungadas e interconti­nentais.

Uma das propostas da mostra, realça a artista, é fazer a sociedade perceber, através de uma análise realista, a partilha universal de diferentes artefactos culturais, quando nos propusemos identifica­r com as nossas possíveis raízes.

Isabel Baptista nasceu em Luanda, onde fez os seus estudos em pintura na antiga Escola Industrial, no final dos anos 60.

A artista disse esperar com a exposição conseguir “temperar o que vai menos bem e propor o que é bom, apostando cada vez mais no amor e na liberdade.” A pintora fez a sua primeira exposição individual em 1990, no Museu de História Natural de Luanda.

Foi pioneira das galerias de Arte em Angola no pós-independên­cia. Aí, catalisou toda a sua energia e criativida­de, como artista e como gestora, ao longo de mais de uma década, transforma­ndo aquele espaço numa referência e num ponto de encontro obrigatóri­o de artistas e escritores, acolhendo centenas de actividade­s culturais, nas mais diversas expressões artísticas, como pintura, colagem e gravura.

 ?? DR ?? Isabel Baptista inaugura hoje exposição individual em que destaca semelhança­s culturais
DR Isabel Baptista inaugura hoje exposição individual em que destaca semelhança­s culturais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola