Jornal de Angola

Federação traça estratégia­s

- ARMINDO PEREIRA |

A direcção da Federação Angolana dos Desportos Náuticos (FADEN) agendou para amanhã e sextafeira, as reuniões de concertaçã­o com os seus membros, cujo centro das discussões vai ser o Campeonato Africano das Nações de vela, nas classes Laser e 420, a ter lugar de 4 a 11 de Dezembro, em Moçambique.

O facto foi revelado ontem ao Jornal de Angola pelo secretário­geral da FADEN, João Capitão, tendo avançado que só depois destes dois encontros vão ser conhecidos o corpo técnico e os atletas convocados para a competição.

“Nesta altura estamos a fazer algumas concertaçõ­es internas. Estes encontros vão servir justamente para limar arestas. A princípio até a próxima semana serão conhecidos os atletas que vão integrara a selecção e o selecciona­dor”, revelou.

Os abjectos de Angola em todas as provas continenta­is passam pela conquista do ouro, segundo o vicepresid­ente da FADEN para a vela, Nuno Gomes. O dirigente fez esta afirmação no final do Africano de Optimist, que decorreu na contracost­a do Clube Naval de Luanda, até ao dia 13 do corrente, com a conquista inédita das medalhas de ouro por equipa e individual, por Osvaldo Gama.

“A conquista teve um sabor ainda mais doce, por ser alcançada em casa. A Federação e os clubes fizeram a sua parte. É nossa obrigação sermos campeões africanos nas classes em que nos fizermos representa­r. Queremos ser os melhores em África”, sublinhou.

Segundo ainda Nuno Gomes, tem havido uma aposta em quatro classes nos últimos oito anos, nomeadamen­te em Optimist, Laser (4.7, Radial, Standard), 420 e 470. Por outro lado, reconhece que há um caminho pela frente para Angola ficar em pé de igualdade com as melhores selecções do mundo, “mas isso passa por um sério investimen­to do Estado”.

Nuno Gomes defendeu por outro lado uma maior aposta em tripulaçõe­s femininas nessas classes, aliado a um trabalho de desenvolvi­mento, de modo a ter o género mais representa­do, quer a nível nacional quer internacio­nal.

O próximo africano de Optimist vai decorrer no Egipto, de 1 a 9 de Julho de 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola