Jornal de Angola

Homenagem merecida a Agostinho Neto

- NILZA MASSANGO |

O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, foi ontem homenagead­o pelo Governo Províncial de Luanda, com a deposição de flores no Largo da Independên­cia, onde se encontra a estátua do Herói da Nação.

A homenagem aconteceu depois do içar da Bandeira Monumento, no Museu Nacional de História Militar, momento em que estiveram presentes, entre outros, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, e o governador da província de Luanda, Higino Carneiro.

No Largo da Independên­cia, estiveram a viúva do primeiro Presidente, Maria Eugénia Neto, o presidente da Fundação Sagrada Esperança, Roberto de Almeida, a secretária-geral da OMA, Luzia Inglês, ministros, deputados e membros do Executivo.

O governador Higino Carneiro, que depositou uma coroa de flores na estátua de Agostinho Neto, disse ter sido uma homenagem devida, por se tratar da figura que tornou possível a liberdade de Angola.

“É uma homenagem merecida ao Fundador da Nação. É indescrití­vel falar sobre a figura do primeiro Presidente de Angola, que fez com que nos tornássemo­s livres e a viver a vida que temos hoje”, referiu.

Maria Eugénia Neto descreveu com saudade alguns momentos vividos com o seu marido, que, sublinhou, consentiu sacrifício­s pela pátria e, com os seus guerrilhei­ros, tornou possível a Independên­cia de Angola. “Estamos a festejar e a fixar a memória de Agostinho Neto para os séculos que virão”, disse a viúva do primeiro Presidente angolano.

“A Fundação (António Agostinho Neto) tem estado a fazer um grande esforço neste aspecto, entrevista­ndo pessoas para depois vir a juntar a informação que é precisa”, disse Maria Eugénia Neto.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Viúva do Fundador da Nação depositou flores acompanhad­a do governador de Luanda
KINDALA MANUEL Viúva do Fundador da Nação depositou flores acompanhad­a do governador de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola