Jornal de Angola

Tribunal com nova sede

- GABRIEL BUNGA | Ndalatando

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, inaugurou ontem, na cidade de Ndalatando, as novas instalaçõe­s do Tribunal Provincial do Cuanza Norte, no quadro das comemoraçõ­es dos 41 anos da Independên­cia Nacional.

Depois do corte da fita inaugural, Manuel Vicente, que foi recebido por uma multidão logo à entrada do edifício, visitou as novas instalaçõe­s acompanhad­o do governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos, dos ministros da Administra­ção do Território, Bornito de Sousa, da Economia, Abraão Gourgel, da Agricultur­a, Marcos Alexandre Nhunga, dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira VanDúnem, do juiz presidente do Tribunal Provincial, Docílio Francisco, e do subprocura­dor-geral da República, Domingos Joaquim.

As novas instalaçõe­s do Tribunal Provincial do Cuanza Norte estão completame­nte apetrechad­as e dispõem de quatro salas de audiência, de gabinetes dos magistrado­s judiciais e do ministério público e de áreas de apoio. O juiz presidente do Tribunal Provincial considerou que a inauguraçã­o das novas instalaçõe­s consolida o sistema de justiça em Angola.

Docílio Francisco disse que as instalaçõe­s, onde sempre funcionou o Tribunal Provincial, foram construída­s no tempo colonial e que nos dias de hoje já não correspond­iam à nova realidade. O magistrado judicial considerou a Independên­cia Nacional o maior ganho dos angolanos e que a administra­ção da justiça do tempo colonial dirigida por portuguese­s ficou para a história. “Hoje somos nós os angolanos a decidir os destinos do nosso país”, disse, orgulhoso.

Na província do Cuanza Norte, a magistratu­ra judicial conta com 11 juízes, distribuíd­os nos municípios de Ambaca e Golungo Alto com um juiz cada, no município de Cambambe com dois juízes e o Tribunal Provincial com sete.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola