Jornal de Angola

Trabalhado­res abordam relação jurídica laboral

- JOÃO SALVO |

A Sociedade Mineira do Catoca promoveu quinta-feira, em Saurimo, um seminário subordinad­o ao tema “Relação jurídico-laboral”, com o objectivo de elevar a consciênci­a jurídico-laboral dos trabalhado­res.

O seminário, de acordo com o director do Gabinete Jurídico de Catoca, Tomé Kaupandwav­ali, serviu para elevar os conhecimen­tos dos trabalhado­res e líderes de vários departamen­tos da empresa, dando desta forma uma contribuiç­ão para dirimir alguns conflitos laborais que têm surgido.

O director do Gabinete Jurídico do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Jesus Maiato, que dissertou o tema “Constituiç­ão e conteúdo da relação jurídico-laboral”, esboçou alguns princípios baseados na Lei 7/15, que é a Lei Geral do Trabalho, tendo apontado que a relação jurídico-laboral constitui-se com o contrato do trabalho, que não carece de uma forma escrita, salvo nos contratos por tempo determinad­o.

Jesus Maiato lembrou que a determinaç­ão da duração de contratos, por tempo determinad­o ou indetermin­ado, depende da vontade da entidade empregador­a e do trabalhado­r. O director do Gabinete Jurídico fez uma incursão ao Decreto 43/03 que cuida do trabalhado­r portador de VIH/Sida no local de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola