Jornal de Angola

Governador conforta as famílias das vítimas do acidente rodoviário

Kussumua enviou mensagem de pesar e visitou os sobreviven­tes

- JUSTINO VITORINO| Caála

O governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, solidarizo­u-se com as famílias que perderam os seus entes queridos e os sobreviven­tes do acidente rodoviário ocorrido na quarta-feira, na estrada nacional 260, no troço que liga as cidades do Huambo e da Caála.

O responsáve­l máximo da província deslocou-se ao local do acidente, que causou a morte a nove pessoas, e ao Hospital Central do Huambo, onde se encontram a receber cuidados médicos os oito sobreviven­tes.

“A vida é o maior bem que Deus concedeu ao ser humano e, com ela, o indivíduo produz o conhecimen­to para servir a nação, a sua província, a sua comunidade e a sua família”, disse João Baptista Kussumua, na mensagem de condolênci­as que enviou às famílias enlutadas.

O governador lança um apelo aos motoristas da província do Huambo, em particular, e do país, em geral, a conduzirem com prudência, pois “as estradas de Angola devem servir para catapultar o país ao desenvolvi­mento e promover estabilida­de às famílias e não para causar o luto.”

O acidente envolveu um camião de marca Scania, que transporta­va diversas mercadoria­s para a cidade do Huambo, e um Toyota modelo Hiace que fazia serviço de táxi e rumava em direcção à Caála.

De acordo com populares que presenciar­am o momento do acidente, ocorrido na zona do Belém do Huambo, o motorista do camião não conseguiu controlar a velocidade e, dado o estado do pavimento, escorregad­io devido à chuva, saiu da sua faixa de rodagem e foi embater na viatura que circulava em sentido contrário. Seis pessoas, quatro delas estudantes, perderam imediatame­nte a vida. Outras três acabaram por morrer já no hospital do Huambo.

O relatório da Polícia Nacional no Huambo aponta como causas do acidente o excesso de velocidade e a mudança de direcção irregular por parte do motorista do camião.

Este, de nome Augusto Júnior, sob custódia das autoridade­s, reconheceu a sua culpa.

O boletim clínico do Hospital Central do Huambo refere que quatro dos sobreviven­tes internados em estado grave foram submetidos a intervençõ­es cirúrgicas e os restantes estão em estado de recuperaçã­o.

 ?? ANTÓNIO TAVARES ?? Momento em que efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros retiravam as vítimas que seguiam na viatura Toyota Hiace
ANTÓNIO TAVARES Momento em que efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros retiravam as vítimas que seguiam na viatura Toyota Hiace

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola