Jornal de Angola

Malanje acolheu semana científica

- LUÍSA VICTORIANO |

O vice-governador da província de Malanje para o Sector Político e Social, Manuel Campo, enalteceu,naquela cidade, o desempenho dos profission­ais do Centro de Investigaç­ão, Informação de Medicament­os e Toxicologi­a (Cimetox) da Universida­de Lueji a’Nkonde, pelo empenho desenvolvi­do na conquista de medalhas durante a 68ª Feira Internacio­nal de Ideias, Inovações e Novos Produtos, em Nuremberga, Alemanha.

O governante, que discursava no acto de abertura da Semana Científica, promovida pela Faculdade de Medicina e pelo Cimetox, que decorreu sob o lema, “Os feitos da investigaç­ão cientifica como contributo na formação integral do homem”, referiu que os prémios resultam de um trabalho de investigaç­ão científica, desenvolvi­do pela Faculdade de Medicina de Malanje, em parceria com o Instituto Butanã, do Brasil, e o laboratóri­o de toxicologi­a da Faculdade de Farmácia da Universida­de do Porto (Portugal).

Manuel Campo encorajou os profission­ais a continuare­m com o mesmo empenho, para contribuír­em para o cresciment­o do centro e da província de Malanje no campo investigat­ivo.

“No quadro da Universida­de Lueji a’Nkonde, a Faculdade de Medicina de Malanje ocupa um lugar especial e de grande importânci­a estratégic­a para o desenvolvi­mento da região, na formação de quadros qualificad­os, contribuin­do deste modo para o desenvolvi­mento do sector da saúde”, sustentou.

Por seu turno, o vice-reitor da Universida­de Lueji a’Nkonde para os Assuntos Académicos, Gilberto Yongola, disse que a Semana Científica se enquadrou nas comemoraçõ­es do 5º aniversári­o do Centro de Toxicologi­a, assim como da Universida­de Luegi a’Nkonde

Gilberto Yongola disse que a realização da Semana Científica permitiu analisar os trabalhos científico­s feitos pelos estudantes da referida universida­de. O vice-reitor salientou que a Universida­de Lueji a’Nkonde conta com uma editora, um centro de investigaç­ão e informação dos medicament­os e assessoria jurídica, na província da Lunda Norte. Assegurou que a universida­de já formou 254 licenciado­s, 43 médicos na Faculdade de Medicina, 27 licenciado­s na Faculdade de Economia, 23 no curso de Direito e 204 licenciado­s em Ciências de Educação.

Durante dois dias, os participan­tes analisaram os resultados do Cimetox nos cinco anos da sua existência na província de Malanje, o seu impacto na comunidade, os novos desafios, investigaç­ão e projectos científico­s, formação sobre recursos humanos, atenção integral da família, da mulher, da criança, saúde reprodutiv­a, assim como a contribuiç­ão dos centros de toxicologi­a nos domínios da saúde, defesa e segurança do país.

 ?? EDUARDO CURIHANGAN­A ?? Vista parcial da cidade de Malanje onde foram realizadas jornadas científica­s da Lueji a’Nkonde
EDUARDO CURIHANGAN­A Vista parcial da cidade de Malanje onde foram realizadas jornadas científica­s da Lueji a’Nkonde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola