Jornal de Angola

Inaugurada uma escultura que homenageia o Palanca

-

Uma escultura em betão, em homenagem ao Bairro Palanca, no distrito urbano do Kilamba Kiaxi, em Luanda, foi inaugurada na sexta-feira, numa cerimónia presidida pelo administra­dor Domingos João, por ocasião do Dia da Independên­cia Nacional.

A peça de arte, em forma de Palanca Negra Gigante, animal que só existe em Angola, é uma homenagem ao bairro e à administra­ção local. A obra foi produzida pelo escultor Domingos Paulo e está colocada junto à administra­ção comunal.

No âmbito das comemoraçã­o do 41.º aniversári­o da Independên­cia, foi também inaugurada, no distrito urbano do Kilamba Kiaxi, uma exposição fotográfic­a que retrata a luta de libertação nacional. No mesmo local, estão patentes obras do artista plástico Onésimo Mayemba, que retratam a mulher africana, a sua luta incansável pelo bem-estar da família e questões sociais que afectam a sociedade, como a fuga à paternidad­e, as crianças abandonada­s e a gravidez na adolescênc­ia.

Na sexta-feira, a administra­ção comunal do Palanca realizou um espectácul­o musical, no qual actuaram cantores e bandas locais, como a Nova Geração e Viva la Music.

O Bairro Palanca tem essa designação desde o período colonial, quando ali vivia um português que domesticou um animal do género, que se tornou numa grande atracção popular.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Palanca é um bairro populoso de Luanda
EDUARDO PEDRO Palanca é um bairro populoso de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola