Jornal de Angola

“Poeta Sonhador” prepara livro digital

- DOMINGOS MUCUTA

André Yambi Cirilo Santos, mais conhecido no mundo artístico por “Poeta Sonhador”, está a preparar o primeiro disco de poemas declamados, que tenciona lançar no próximo ano, na cidade do Lubango.

O jovem, de 22 anos, revelou que o objectivo da obra digital é divulgar a veia poética que ganhou projecção em Janeiro de 2015 quando aderiu ao movimento Lev’Arte na província da Huíla, da qual é membro.

O poeta explicou que o disco vai incluir alguns dos 100 poemas de sua autoria, caracteriz­ados por rimas cruzadas e emparelhad­as, escritos nos últimos anos. Quanto ao título e o número de poemas a inserir no livro digital, o autor prefere deixar para fase posterior para surpreende­r o público.

O poemário digital é inspirado nas relações humanas, nos assuntos do quotidiano angolano, no ambiente, no amor e nas poesias de escritores por Agostinho Neto e Marcelino dos Santos.

O autor explica que gosta de declamar poemas da sua autoria e de escritores como Agostinho Neto, Marcelino dos Santos e outros poetas renomados, mas é na escrita que assenta o seu ponto forte, porque nos dias de inspiração escreve até três poesias por dia. O “Poeta Sonhador” argumenta que continua a trabalhar para definir um estilo próprio, enquanto aproveita beber da pena de muitos escritores com destaque para Agostinho Neto. O autor realça que conta nas poesias ressaltar as rimas como marca indispensá­vel para rítmica e a musicalida­de.

“Sonho desde miúdo em ter um futuro melhor, ser alguém na vida e atingir patamares altos. Quer dizer que sou sonhador desde crianças, mas sinto-me como poeta há um ano”, argumentou.

Destaca a sua participaç­ão no movimento Lev’Arte na Huíla, o Poeta Sonhador encontrou a oportunida­de para apresentar o seu trabalho ao público amante da literatura. “Desde que integrei o movimento cresci bastante como poeta e declamador. Estou orgulhoso por fa-

“Minha Gente” é o título da sexta exposição individual de artes plásticas do pintor Guizef a ser inaugurada no próximo dia 17, às 19h00, no Espaço Luanda Arte, localizado no edifício da De Beers, na Baixa luandense.

A mostra, que fica patente até ao final do mês, tem como objectivo celebrar os festejos dos 41 anos da Independên­cia Nacional, a assinalar-se sexta-feira, e reúne um conjunto de 17 quadros de pintura produzidos com acrílico sobre tela e duas peças de escultura.

O pintor disse ao Jornal de Angola que a beleza feminina tem grande foco nas suas criações artísticas, mas busca a inspiração no quotidiano angolano. Guizef frisou que o dia-a-dia das mulheres é transmitid­o na cultura africana, sobretudo nas artes plásticas que nos dias de hoje conservam o uso e o costume do continente berço, principalm­ente os trajes africanos feitos com tecidos tipicament­e de África, assim como os pratos das diversas regiões do continente.

As recente criações de Guizef podem ser apreciadas até 31 de Dezembro na mostra individual de pintura denominada “Kizuata kwa Ixi Yetu”, que em português significa “Vestir da Nossa Terra”, inaugurada a 10 de Outubro, na cidade Milão, em Itália, sendo a segunda individual na mesma cidade.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | LUBANGO ?? Declamador vai lançar um disco de poesia
ARIMATEIA BAPTISTA | LUBANGO Declamador vai lançar um disco de poesia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola