Jornal de Angola

Camões promove ciclo de cinema para crianças

-

Um ciclo de curtas-metragens para crianças, integrado no “New York Portuguese Short Filme Festival” (NYPSFF), é promovido nos próximos dias 15 e 16, a partir das 15 horas, no Auditório Pepetela, da Embaixada Portuguesa em Angola, numa iniciativa do Camões-Centro Cultural Português, em Luanda.

O festival começa com a exibição de Pronto Era Assim, de Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira, um documentár­io animado com animações 2D.

A curta-metragem narra a história de vida de seis idosos que protagoniz­am a curta-metragem, partilhand­o as suas histórias de vida que oscilam entre o passado, presente e futuro.

No mesmo dia, são exibidos, às 15h20, o filme Deus Providenci­ará, de Luís Porto, um documentár­io que conta a história de uma mulher que vive sozinha e é profundame­nte religiosa, que parece não saber lidar com uma gravidez indesejada.

No primeiro dia do festival são também apresentad­os os filmes Tenho um Rio, de Ricardo Teixeira, Lei da Gravidade, de Tiago RosaRosa, e Feral, de Daniel Sousa.

Para o segundo e último dia do festival, está agendada a exibição de mais cinco filmes dedicados a crianças, nomeadamen­te Isa, de Patrícia Vidal Delgado, O Assalto, de João Tempera, Prefiro Não Dizer, de Pedro Augusto Almeida, Lingo, de Vicente Nirõ, e Os Cravos e a Rocha, de Luísa Serqueira, uma curtametra­gem que fala da história da intentona de 25 de Abril de 1974.

O cineasta brasileiro Glauber Rocha participa no filme que regista a “Revolução dos Cravos”, com o título As Armas e o Povo.

A iniciativa foi organizada pela instituiçã­o Arte Institute, sediada em Nova Iorque e dirigida por Ana Miranda, com entrada grátis.

Arte Institute é uma instituiçã­o independen­te, sem fins lucrativos, que depois de Nova Iorque, Lisboa, Rio de Janeiro e Luanda, tem vindo a alargar progressiv­amente o número de países onde desenvolve actividade­s, visando dinamizar e difundir a arte contemporâ­nea portuguesa, em várias expressões artísticas, na Europa, América e África, numa dinâmica de triangulaç­ão atlântica.

 ?? DR ?? Uma das cenas do filme “Tenho um rio”
DR Uma das cenas do filme “Tenho um rio”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola