Jornal de Angola

Gebreselas­sie lidera atletismo

-

O antigo atleta Hailé Gebreselas­sie, considerad­o um dos maiores fundistas da história, foi eleito há uma semana presidente da Federação Etíope de Atletismo.

Segundo a rádio estatal Fana, Gebreselas­sie, de 43 anos, recebeu nove dos 15 votos, assumindo o cargo para um mandato de quatro anos.

“Estou muito honrado por ter sido eleito. Vamos agora trabalhar para um grande futuro do atletismo etíope”, escreveu Gebreselas­sie na sua conta oficial no Twitter.

Na campanha para o cargo, o ex-atleta, o primeiro a cumprir uma maratona em menos de 1:04 horas, tinha criticado fortemente os dirigentes da federação, acusando-os de “incompetên­cia” na preparação para os Jogos Olímpicos Rio'2016.

Campeão olímpico dos 10.000 metros nos Jogos Atlanta'96 e Sidney'2000, Gebrelassi­e tinha participad­o numa manifestaç­ão de vários atletas no estádio de Adis Abeba em protesto contra a não convocação de Kenenisa Bekele, vencedor dos 10 mil metros em Atenas'2000 e Pequim'2008 e dos 5 mil também na capital chinesa, para os Jogos Rio'2016.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, a Etiópia, uma potência no meio-fundo e fundo, conquistou oito medalhas, mas apenas uma de ouro, graças à vitória de Almaz Ayana na corrida feminina dos 10 mil metros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola