Jornal de Angola

África quer industrial­ização inclusiva

-

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, declarou no sábado que as nações africanas precisam de abraçar políticas transforma­doras para uma industrial­ização inclusiva e sustentáve­l do continente.

Numa mensagem por ocasião do 20 de Novembro, Dia da Industrial­ização de África, Ban Ki-moon salientou que a meta é incentivar o cresciment­o do sector privado, facilitar as iniciativa­s empresaria­is, aumentar o investimen­to e gerar parcerias duradouras.

Ban Ki-moon disse que os investidor­es precisam de notar os benefícios de financiar programas, projectos, empresas e recursos humanos em África.

Para o líder da organizaçã­o mundial, apesar da leve desacelera­ção após a baixa dos preços dos bens básicos, as condições de financiame­nto mais restritiva­s e secas em 2015, “África ainda está entre as regiões com o cresciment­o mais rápido no mundo.”

A outra caracterís­tica africana é ser um continente jovem, com “uma média de idades abaixo de 20 anos”. Para atingir a Agenda 2063 da União Africana e “uma África próspera com base no cresciment­o inclusivo e do desenvolvi­mento sustentáve­l”, Ban defende que se criem milhões de novos empregos de alta produtivid­ade por ano na região. O Secretário-Geral considera que acelerar a industrial­ização e a expansão da capacidade produtiva e de valor é fundamenta­l para sustentar um maior cresciment­o económico no continente.

A mensagem de Ban Ki-moon menciona o Objectivo nove da Agenda 2030 de Desenvolvi­mento Sustentáve­l que destaca a indústria, a inovação e a infra-estrutura com foco na sustentabi­lidade e resiliênci­a. O Secretário-Geral das Nações Unidas cita que pesquisas revelam que a produção e a indústria “não são somente as mais importante­s fontes de emprego mas também têm um efeito multiplica­dor positivo.”

O secretário-geral da ONU sublinhou que todo o trabalho na indústria transforma­dora pode criar pelo menos milhares de postos de emprego noutros sectores.

 ?? JAIMAGENS ?? O Secretário-Geral da ONU defende uma África próspera com base no cresciment­o inclusivo
JAIMAGENS O Secretário-Geral da ONU defende uma África próspera com base no cresciment­o inclusivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola