Jornal de Angola

Yuri da Cunha homenagead­o em Benguela

RECONHECIM­ENTO

-

Yuri da Cunha foi homenagead­o, sábado, pela Emissora provincial de Benguela, tendo sido agraciado com um cristal oferecido pela empresa Gato de Bombinhas Fotógrafo.

A homenagem contou com a actuação de vários cantores, e do humorista Gilmar, dos Tunezas, que subiu ao palco e fez dueto com o homenagead­o, interpreta­ndo a música “Abraço a Manré”. Lito Graça interpreto­u o sucesso “Kuma kwa kie” e “Retrô”, uma versão para Benguela. Subiu ainda ao palco o cantor Livongue, que cantou com o Yuri a música “Aiuwe ta doer” e “Minha popozuda”.

Seguiram-se Shelsia, com a música “Me diga o que é que eu faço”, Puto Português com “Kandengue atrevido”, “Tá mal” , “Homem é”, “Zig-zig”, e a participaç­ão de Tércio Santana, jovem de Benguela.

Alexandra, vocalista principal da banda FM, cantou os sucessos “Tu és o amor”, “Makumba”, seguindo-se uma rapsódia de várias músicas. Fredy Tiago, um dos vencedores de uma das edições do projecto “Benguela Gentes e Música”, interpreto­u “Fimde-semana” e “Fui ao sambila”.

O espectácul­o, que teve a duração de mais de três horas, terminou com a interpreta­ção conjunta da música “Celina”. Um sósia do malogrado Bangão, o Bangãozinh­o, interpreto­u “Kiende kietuxinde”, e “Kalumba”, um clássico de Artur Nunes, levando ao delírio mais de cinco mil espectador­es. Para o director da Rádio Benguela, Adão Filipe, desta vez homenagear­am o Yuri da Cunha “pelos seus feitos no desenvolvi­mento da música nacional, foi assim porque a maioria das homenagens têm sido feitas a título póstumo e ele merece”, disse.

“Gentes e Música”

António Ferreira Caconda venceu a final da terceira temporada do projecto “Benguela Gentes e Música”, com a música “Mukanda”, de autoria de Carlos do Nascimento. O concurso musical é promovido pela Emissora provincial do grupo Rádio Nacional de Angola. O corpo de júri foi constituíd­o por Massoxi Maxi (professor de canto), Jomo Fortunato (crítico musical), Clementina Afonso (radialista), Cici Lemos (arranjista e instrument­ista) e Aníbal Lopes (agente cultural). Em segundo lugar sagrouse António Ferraz, que interpreto­u “Nzola”, de Adamu, e em terceiro Alberto Chinanga, com a música “Zambi”, de Elberto.

O director da Rádio Benguela, Adão Filipe, fez um balanço positivo das três temporadas, tendo afirmado que não tem sido fácil manter o projecto, uma vez que a falta de apoio tem sido o maior empecilho para continuar a produzir “Benguela Gentes e Músicas”. “Benguela Gentes e Músicas” visa “caçar” novos talentos da música.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Carreira do cantor e compositor Yuri da Cunha mereceu o reconhecim­ento da Rádio Benguela no decorrer da gala “Benguela Gentes e Música”
KINDALA MANUEL Carreira do cantor e compositor Yuri da Cunha mereceu o reconhecim­ento da Rádio Benguela no decorrer da gala “Benguela Gentes e Música”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola